1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Zoom segurança

 

Desde o início da pandemia que a Zoom tem vindo a ser uma das plataformas mais utilizadas para realizar trabalho de forma remota. Além de todos os problemas que têm vindo a surgir sobre a plataforma, o cada vez maior alcance de utilizadores na plataforma também leva a que os criminosos tentem atingir as contas deste serviço.

 

De acordo com os dados mais recentes, estão disponíveis sobre a dark web mais de 500.000 contas da Zoom roubadas dos utilizadores, e que a estão a ser vendidas por preços relativamente pequenos ou até, em alguns casos, a ser fornecidas gratuitamente aos interessados.

 

Estas contas terão sido obtidas tendo como base outros roubos feitos no passado, onde os utilizadores terão reutilizado as suas senhas na plataforma da Zoom e estão agora a comprometer também este serviço. Com acesso a estas contas, os criminosos podem aceder aos dados das conversas realizadas pelos utilizadores, bem como a gravações e outras informações que podem ser de conteúdo privado.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, em alguns casos os criminosos que roubaram as contas da Zoom nem estão a vender as mesmas, mas sim a fornecer gratuitamente o acesso como forma de aumentarem a sua credibilidade no submundo hacking. Algumas das contas que estão a ser fornecidas gratuitamente dizem respeito a estudantes da Universidade de Vermont, Universidade do Colorado, Dartmouth, Lafayette, Universidade da Flórida, entre outras, e podem comprometer a informação fornecida durante aulas ou reuniões internas da escolas.

 

exemplo de contas zoom roubadas

 

A empresa de segurança Cyble também afirma ter descoberto várias contas à venda nos fóruns da dark web, por custos bastante reduzidos. Num dos exemplos, a empresa afirma ter adquirido uma base de dados com mais de 530.000 credenciais Zoom por menos de um cêntimo por conta.

 

Isto é um grave problema para a Zoom, que nos últimos tempos tem vindo a enfrentar cada vez mais críticas devido a falhas de segurança e privacidade, e que agora tem ainda de enfrentar casos de utilizadores que podem ter as suas contas roubadas da plataforma.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech