1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Zoom segurança

 

Desde o início da pandemia que a Zoom tem vindo a ser uma das plataformas mais utilizadas para realizar trabalho de forma remota. Além de todos os problemas que têm vindo a surgir sobre a plataforma, o cada vez maior alcance de utilizadores na plataforma também leva a que os criminosos tentem atingir as contas deste serviço.

 

De acordo com os dados mais recentes, estão disponíveis sobre a dark web mais de 500.000 contas da Zoom roubadas dos utilizadores, e que a estão a ser vendidas por preços relativamente pequenos ou até, em alguns casos, a ser fornecidas gratuitamente aos interessados.

 

Estas contas terão sido obtidas tendo como base outros roubos feitos no passado, onde os utilizadores terão reutilizado as suas senhas na plataforma da Zoom e estão agora a comprometer também este serviço. Com acesso a estas contas, os criminosos podem aceder aos dados das conversas realizadas pelos utilizadores, bem como a gravações e outras informações que podem ser de conteúdo privado.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, em alguns casos os criminosos que roubaram as contas da Zoom nem estão a vender as mesmas, mas sim a fornecer gratuitamente o acesso como forma de aumentarem a sua credibilidade no submundo hacking. Algumas das contas que estão a ser fornecidas gratuitamente dizem respeito a estudantes da Universidade de Vermont, Universidade do Colorado, Dartmouth, Lafayette, Universidade da Flórida, entre outras, e podem comprometer a informação fornecida durante aulas ou reuniões internas da escolas.

 

exemplo de contas zoom roubadas

 

A empresa de segurança Cyble também afirma ter descoberto várias contas à venda nos fóruns da dark web, por custos bastante reduzidos. Num dos exemplos, a empresa afirma ter adquirido uma base de dados com mais de 530.000 credenciais Zoom por menos de um cêntimo por conta.

 

Isto é um grave problema para a Zoom, que nos últimos tempos tem vindo a enfrentar cada vez mais críticas devido a falhas de segurança e privacidade, e que agora tem ainda de enfrentar casos de utilizadores que podem ter as suas contas roubadas da plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech