1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Is BGP safe

 

O Cloudflare revelou o seu novo portal “Is BGP safe yet”, que pretende analisar se os fornecedores de serviços da Internet implementaram as funcionalidades necessárias para tornarem o BGP das suas ligações seguras – algo que se encontra fora do controlo dos clientes e que deve garantir mais segurança para os mesmos.

 

O Border Gateway Protocol (BGP) é uma parte fundamental de qualquer ligação à Internet, e determina o trajeto que os pacotes de dados realizam quando são enviados para o “mundo”. Um dos problemas deste protocolo, no entanto, é que podem ser também alvo de adulterações e roubos, comprometendo potencialmente dados de milhões de utilizadores ao mesmo tempo.

 

Apesar de falhas neste trajeto serem invulgares, a realidade é que as mesmas existem e podem ser exploradas, mas felizmente também existe forma de as evitar. O Resource Public Key Infrastructure (RPKI) é uma pequena funcionalidade que garante que os pacotes são enviados pelos meios corretos, e evita o roubo de dados a partir do BGP.

 

roubo dados BGP

 

A plataforma que a Cloudflare desenvolveu pretende verificar, de forma simples e rápida, se o BGP das operadoras se encontra vulnerável ou não a este género de ataques, analisando se a mesma integrou a funcionalidade RPKI nas suas ligações.

 

Em Portugal, nenhuma das maiores operadoras nacionais fornece este género de segurança nas suas ligações – NOS, Vodafone, MEO e NOWO, todas falham na realização deste teste. Esperemos que isto venha a mudar conforme mais clientes também pressionem as suas operadoras para garantir mais segurança para as ligações feitas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech