1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Is BGP safe

 

O Cloudflare revelou o seu novo portal “Is BGP safe yet”, que pretende analisar se os fornecedores de serviços da Internet implementaram as funcionalidades necessárias para tornarem o BGP das suas ligações seguras – algo que se encontra fora do controlo dos clientes e que deve garantir mais segurança para os mesmos.

 

O Border Gateway Protocol (BGP) é uma parte fundamental de qualquer ligação à Internet, e determina o trajeto que os pacotes de dados realizam quando são enviados para o “mundo”. Um dos problemas deste protocolo, no entanto, é que podem ser também alvo de adulterações e roubos, comprometendo potencialmente dados de milhões de utilizadores ao mesmo tempo.

 

Apesar de falhas neste trajeto serem invulgares, a realidade é que as mesmas existem e podem ser exploradas, mas felizmente também existe forma de as evitar. O Resource Public Key Infrastructure (RPKI) é uma pequena funcionalidade que garante que os pacotes são enviados pelos meios corretos, e evita o roubo de dados a partir do BGP.

 

roubo dados BGP

 

A plataforma que a Cloudflare desenvolveu pretende verificar, de forma simples e rápida, se o BGP das operadoras se encontra vulnerável ou não a este género de ataques, analisando se a mesma integrou a funcionalidade RPKI nas suas ligações.

 

Em Portugal, nenhuma das maiores operadoras nacionais fornece este género de segurança nas suas ligações – NOS, Vodafone, MEO e NOWO, todas falham na realização deste teste. Esperemos que isto venha a mudar conforme mais clientes também pressionem as suas operadoras para garantir mais segurança para as ligações feitas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech