1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware

 

Os criadores do ransomware Shade revelaram que irão encerrar as suas atividades, ao mesmo tempo que disponibilizaram mais de 750.000 chaves de desencriptação para potenciais vitimas do ransomware.

 

O ransomware Shade encontrava-se a ser propagado pela Internet quase desde 2014, e aos contrários de uma grande maioria do ransomware, que tenta infetar o máximo de utilizadores possíveis, esta variante encontrava-se localizada para infetar sistemas apenas na Rússia e Ucrânia.

Desde 2014 que o ransomware tinha vindo a infetar um número estável de sistemas, mas este valor começou a cair drasticamente desde o início de 2019. Face a esta queda, e tendo em conta que o número de bloqueios é consideravelmente reduzido, os criadores do mesmo decidiram encerrar as suas atividades e fornecer publicamente um conjunto de chaves de desencriptação.

 

queda no uso do ransomware

 

Além de revelar os detalhes sobre a queda no uso do ransomware, os criadores do mesmo deixaram ainda notas e pedidos de desculpa sobre todos os utilizadores que tenham sido afetados pelo bloqueio dos ficheiros. Junto a estas foram deixadas mais de 750.000 chaves e instruções sobre como desbloquear os ficheiros que possam ainda encontrar-se encriptados.

 

Com o acesso às chaves de desbloqueio, os investigadores de segurança e empresas de antivírus poderão desenvolver ferramentas mais simples e rápidas para desbloquear grandes quantidades de dados afetadas pelo ransomware. Apesar de os criadores do ransomware terem fornecido as ferramentas para desbloquear os ficheiros, estas não são simples de utilizar, e como tal será recomendado que os utilizadores afetados aguardem pela criação de uma ferramenta mais simples para a tarefa por parte de uma empresa de segurança credenciada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech