1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10X

 

A Microsoft confirmou alguns rumores que tinham vindo a surgir nos últimos meses, sobre a possibilidade do Windows 10 adotar uma nova estrutura modular para sistemas portáteis.

 

De acordo com o comunicado da empresa, devido à pandemia, o lançamento do Surface Duo e do Windows 10X foi ligeiramente adiada. Apesar de ainda se esperar que o sistema venha a surgir este ano, o lançamento encontra-se agora previsto de acontecer mais para o final do ano.

 

Porém a empresa espera que algumas novidades do Windows 10X venham a surgir antes disso junto dos utilizadores, neste caso para os sistemas portáteis. A empresa espera lançar uma versão modular do Windows 10X para computadores portáteis antes de fornecer a versão no Surface Duo – e adaptada para dispositivos com dois ecrãs.

 

Este sistema destinado a computadores portáteis iria ter como destaque o facto de ser bastante modular, e consequentemente mais leve em recursos para os utilizadores. O Windows 10X para computadores portáteis iria ser destinado a uma alternativa ao Windows 10 S, fornecendo as mesmas capacidades que seria de esperar do sistema da Microsoft, mas com as vantagens de ser mais leve e simples de utilizar.

 

Isto certamente que poderá trazer vantagens para os consumidores, que teriam assim um sistema adaptado para computadores com recursos menos potentes, mas mantendo todas as funcionalidades que seriam de esperar no sistema operativo Windows.

A medida também é uma alternativa a sistemas como o ChromeOS da Google, que invés de adotar uma postura modular, optou por passar uma grande parte das funcionalidades para plataformas Cloud – e que não veio a tornar-se algo prático no final.

 

Esta versão do Windows 10 iria suportar aplicações Win32, UWP e PWA, sendo que todas iriam permanecer uma espécie de contentor virtual – garantindo a segurança e privacidade dos dados no resto do sistema.

 

Infelizmente a Microsoft não confirmou quando a versão final do Windows 10X será disponibilizada publicamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech