1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Google placa logo

 

A Internet tem vindo a evoluir consideravelmente desde os dias em que a ligação era feita por modems barulhentos. No entanto, para a Google o objetivo tem vindo a ser tornar o acesso aos conteúdos cada vez mais rápido – tanto que motiva os programadores e criadores de sites a adotarem práticas positivas no carregamento de conteúdos.

 

Isto é algo que a empresa tem vindo a incentivar faz alguns anos, mas que em breve vai ter ainda mais impacto no desenvolvimento de sites rápidos e adaptados. De acordo com o comunicado da Google, a empresa encontra-se a desenvolver um novo conjunto de métricas de analise de sites, que irá avaliar a forma como os conteúdos são apresentados para os utilizadores e a experiência de utilização dos mesmos. Estas novas métricas fazem parte do projeto “Web Vitals”, que a empresa revelou no Chrome Developer Summit do ano passado.

 

Este novo sistema irá também ser integrado numa nova extensão que a Google encontra-se a desenvolver para o Chrome, e na qual irá permitir a programadores e utilizadores avaliarem a classificação de desempenho de um site – juntando ainda medidas de como pode ser melhorado.

 

google web vitals

 

Ilya Grigorik, engenheira da Google na área de desempenho web, o objetivo deste novo conjunto de métricas será reduzir a confusão que tem vindo a ser criada nos últimos anos face aos parâmetros de analise de sites por parte do motor de pesquisa. A empresa espera que o novo conjunto de métricas do Web Vitals venha a ser utilizado de forma mais clara e consistente para fornecer aos utilizadores dados concretos do que estás errado e do que está certo.

 

A ideia será não focar tanto na “velocidade de carregamento”, algo que muitos ainda consideram como sendo o único fator importante para o website, mas sim otimizar a analise para a forma como os visitantes acedem e utilizam os sites. Ter um site rápido é importante, mas nem sempre ter o site “mais rápido” quer dizer que o conteúdo vai ganhar mais destaque – algo que a empresa pretende agora clarificar.

 

A nova extensão deverá encontrar-se disponível dentro dos próximos dias, sendo que os interessados podem aceder ao site do projeto para verificarem mais detalhes. A empresa espera ainda integrar as novas métricas em várias das suas plataformas ao longo das próximas semanas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech