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A Internet tem vindo a evoluir consideravelmente desde os dias em que a ligação era feita por modems barulhentos. No entanto, para a Google o objetivo tem vindo a ser tornar o acesso aos conteúdos cada vez mais rápido – tanto que motiva os programadores e criadores de sites a adotarem práticas positivas no carregamento de conteúdos.

 

Isto é algo que a empresa tem vindo a incentivar faz alguns anos, mas que em breve vai ter ainda mais impacto no desenvolvimento de sites rápidos e adaptados. De acordo com o comunicado da Google, a empresa encontra-se a desenvolver um novo conjunto de métricas de analise de sites, que irá avaliar a forma como os conteúdos são apresentados para os utilizadores e a experiência de utilização dos mesmos. Estas novas métricas fazem parte do projeto “Web Vitals”, que a empresa revelou no Chrome Developer Summit do ano passado.

 

Este novo sistema irá também ser integrado numa nova extensão que a Google encontra-se a desenvolver para o Chrome, e na qual irá permitir a programadores e utilizadores avaliarem a classificação de desempenho de um site – juntando ainda medidas de como pode ser melhorado.

 

google web vitals

 

Ilya Grigorik, engenheira da Google na área de desempenho web, o objetivo deste novo conjunto de métricas será reduzir a confusão que tem vindo a ser criada nos últimos anos face aos parâmetros de analise de sites por parte do motor de pesquisa. A empresa espera que o novo conjunto de métricas do Web Vitals venha a ser utilizado de forma mais clara e consistente para fornecer aos utilizadores dados concretos do que estás errado e do que está certo.

 

A ideia será não focar tanto na “velocidade de carregamento”, algo que muitos ainda consideram como sendo o único fator importante para o website, mas sim otimizar a analise para a forma como os visitantes acedem e utilizam os sites. Ter um site rápido é importante, mas nem sempre ter o site “mais rápido” quer dizer que o conteúdo vai ganhar mais destaque – algo que a empresa pretende agora clarificar.

 

A nova extensão deverá encontrar-se disponível dentro dos próximos dias, sendo que os interessados podem aceder ao site do projeto para verificarem mais detalhes. A empresa espera ainda integrar as novas métricas em várias das suas plataformas ao longo das próximas semanas.

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