As redes sociais são um dos principais meios por onde mais desinformação sobre o COVID-19 é partilhada. Desde mensagens a imagens, as redes sociais ajuda a divulgar informação muitas vezes incorreta sobre a doença – ainda mais tendo em conta que também não se sabe tudo sobre a mesma.
Para tentar evitar estas situações, o Twitter revela agora que vai começar a marcar as mensagens que tenham sido enviadas para a plataforma com conteúdos enganadores ou errados sobre o COVID-19. Esta medida será uma extensão das regras que foram implementadas no serviço em março, de forma a evitar a propagação de notícias ou informações falsas sobre a pandemia.
A partir de hoje, mensagens que sejam partilhadas no Twitter contendo informações erradas sobre o COVID-19 vão começar a surgir com uma indicação de tal nas mesmas, juntamente com links para explicações online sobre o vírus em entidades reconhecidas de saúde, bem como para um “Momento” criado pelo Twitter com mais informações sobre a pandemia.
Além disso, as publicações que sejam marcadas com esta tag vão deixar de surgir automaticamente na timeline, e a sua visibilidade será consideravelmente reduzida. Os utilizadores necessitarão de aceder diretamente à mesma e permitir a abertura dos conteúdos.
De notar que a plataforma também se encontra a aplicar medidas de restrição quando a mensagem enviada pode causar danos físicos ou de saúde aos utilizadores. Em situações mais graves de desinformação, as mensagens podem ser mesmo removidas por completo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!