1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware sistema

 

O grupo responsável pela criação do ransomware conhecido como “NetWalker” parece estar a alterar os seus planos quanto ao futuro do malware. Invés de se focar em qualquer individuo, o ransomware encontra-se agora a ser modificado para ter como alvo grandes empresas.

 

Sendo um ransomware-as-a-service (RaaS), o NetWalker baseia a sua distribuição em terceiros que adquiram o malware para o distribuírem em diversas fontes. De acordo com o portal BleepingComputer, os responsáveis pelo malware estão agora a focar-se no desenvolvimento do mesmo para que atinjam grandes empresas, e estão a vender o mesmo também apenas a indivíduos que tenham bastantes conhecimentos na área de ataques a sistemas empresariais.

 

De acordo com a empresa de segurança Advanced Intelligence, os responsáveis pelo malware ainda estavam a aceitar encomendas do ransomware com o objetivo de serem distribuídas através de spam ou outros métodos menos eficazes, mas também deixaram as notas publicas de que iriam alterar este modelo muito em breve, focando-se em ataques apenas a empresas.

 

exemplo de mensagem em fórum de hackers

 

Além disso, o grupo aplica regras especificas para quem venha a utilizar o ransomware, como é o caso de não ter como alvo empresas localizadas na Rússia. Além disso, é sempre garantido o restauro dos conteúdos a quem tenha realizado o pagamento para tal.

 

O objetivo claro desta mudança encontra-se nos ganhos que podem ser obtidos dos ataques. As grandes empresas possuem mais probabilidade de virem a realizar os pagamentos requeridos para terem acesso aos dados roubados, e estes valores podem ser consideravelmente superiores aos do publico em geral.

 

Os criadores do ransomware também tem vindo a evoluir consideravelmente o código, tanto para o tornar mais seguro como para evitar que seja detetado por soluções de segurança, o que dificulta a tarefa dos investigadores.

O NetWalker tem vindo a encontrar-se bastante ativo em fóruns da dark web, onde se encontra a ser comercializado em larga escala e com bastante sucesso nos alvos que atinge.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech