1. TugaTech » Entretenimento » Offtopic

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

unon

GodUser
avatar


Como surgiram os símbolos digital? Saiba como.

Os símbolos universais dos computadores interdependem de hardware, sistemas operacionais, marca, país, credo ou classe social. Eles padronizam e tornam nosso dia a dia muito mais simples. Mas os símbolos das principais tecnologias não surgiram do nada, eles foram pensados, arquitectados e implementados. Você sabe dizer de onde veio o "@"? E o tridente que representa o USB? Então passe para a próximo texto e descubra.

Não se sabe ao certo a origem do símbolo arroba, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias.Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: [email protected] = 14,688 kg.A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tuíte) sem digitá-lo.

O símbolo do Bluetooth está directamente ligado ao nome da tecnologia, que por sua vez é uma homenagem ao antigo rei da Dinamarca Herald Bluetooth. Os criadores da tecnologia resolveram nomeá-la dessa maneira porque, assim como Herald, que uniu tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas, o Bluetooth tem a intenção de conectar diversos eletrônicos em torno de uma mesma porta.O símbolo é a junção de duas letras, Hagall e Berkanan, pertencentes a dois alfabetos nórdicos.

O símbolo de liga/desliga ficou tão popular que se estendeu a outros aparelhos além do universo dos computadores, mas sua origem é, digamos, bem digital. Note que desenho é formado de um circulo e um risco, que representam o código binário, ou seja, os números 0 e 1 ou "desligado" e "ligado", respectivamente.

Os criadores da tecnologia USB necessitavam de um símbolo que traduzisse a função do Universal Serial Bus em conectar vários dispositivos utilizando a mesma porta. Por isso o criador do logo colocou formas geométricas diferentes em cada extremidade, unidas por uma fonte única, universal. Exactamente como a gente faz com os inúmeros gadgets que utilizam a porta USB do computador. Há quem diga que a inspiração foi o mitológico tridente de Netuno, utilizado pelo deus grego do mar, o Poseidon. Mas isso é outra história...

Presente em praticamente todos os electrónicos e softwares tocadores de media do mundo, o símbolo de pause parece óbvio, mas tem uma origem incerta. A teoria mais aceita é que ele deriva da "Caesura", uma pausa no texto indicada por dois riscos "II", presente em escrituras arcaicas do Latim e do Grego. Em partituras musicais, dois pequenos riscos paralelos indicam uma parada total no tempo da música.

O logo que iconiza os feeds de notícias foi criado pela Mozilla Foundation e utilizado pela primeira vez na primeira versão navegador Firefox em 2005. Posteriormente, depois que a Mozilla o tornou domínio público, foi adoptado por outros navegadores, como o Internet Explorer e Opera. O significado do ponto central e de ondas que se propagam a partir dele nunca foi divulgado oficialmente, mas não é difícil de interpretar, já que a função da tecnologia é justamente tornar a leitura de notícias provenientes de um site, fácil e ágil.

A carinha feliz é uma das coisas que permanecem das primeiras versões do sistema operacional Mac OS, da Apple. Ela aparecia sempre que a inicialização do sistema era realizada com sucesso. Caso contrário, uma carinha triste e um som desanimador informavam o utilizador do problema no sistema. O símbolo se tornou marca registada e os artistas Tom Hughes and John Casado o estilizaram como uma pintura de Pablo Picasso (Two Characters). Desde 2002, quando a Apple resolveu dar nomes de felinos aos sistemas operativos, o logo é usado apenas no Finder, um programa de busca e gestão de ficheiros dentro do HD.

A origem da seta é intrinsecamente ligada à criação do rato e da interface gráfica. E o gênio por trás dessas invenções é o norte-americano e professor de Stanford Douglas Engelbart, que na época, em 1963, criou o primeiro computador com uma interface gráfica rudimentar, o Sketchpad. O sistema de Engelbert movia objetos gráficos com um ponto luminoso no ecrã. Posteriormente a ideia foi adotada pelos engenheiros da Xerox, que adicionaram outros gráficos como pastas, ícones, menus, caixas de seleção e, vejam só, a singela e revolucionária seta do rato.

O teclado utilizado por praticamente todos os computadores do mundo é o QWERTY. O nome esquisito vem das cinco primeiras letras, da esquerda para a direta. Se você já se perguntou por que o teclado não foi concebido em ordem alfabética, saiba que a maneira que as teclas estão posicionadas tem o objetivo de facilitar a digitação na língua inglesa, já que as letras mais utilizadas estão estrategicamente separadas. O modelo QWERTY foi utilizado pela primeira vez pelo norte-americano Christopher Sholes em 1868. Sucesso absoluto. Ainda existem outros padrões, como o AZERTY, utilizado na França de na Bélgica. Na verdade, o layout depende diretamente das letras mais utilizadas pelo idioma.

Nos primórdios da internet comercial, era muito comum digitarmos a combinação "http://" antes do famoso "www". Com o tempo, e o aprimoramento dos browsers, a prática caiu no desuso. A sigla é a abreviação de Hypertext Transfer Protocol, um protocolo de comunicação que, explicando de uma maneira bem simplificada, funciona como uma linguagem em comum entre computadores e servidores. Em outras palavras, foi o Http que tornou possível a internet como a conhecemos.

A tecnologia Firewire foi criada pela Apple em 1995 e visava à transmissão de dados, vídeo e áudio em alta velocidade. O símbolo é uma simplificação do funcionamento da tecnologia, com três hastes distintas, cada uma delas representando uma funcionalidade.

A tecla shift, assim como praticamente todo teclado, é uma herança das antigas máquinas de escrever. Em inglês, shift significa mover, deslocar; exatamente a função que que a tecla tem em uma máquina de escrever. Por exemplo: ao ser pressionada as teclas moviam fisicamente a haste de continha a letra, fazendo com que os caracteres alternassem entre maiúsculos ou minúsculos. A invenção deu tão certo que foi incorporada nos teclados digitais. Hoje, ninguém digita um texto coerente sem usá-la corretamente.

O logo colorido Windows, formado por quatro blocos distintos, caso você não tenha percebido, é uma janela. Exatamente o que significa o nome "Windows": janelas em inglês. O sistema levou esse nome, de acordo com a Microsoft, porque, ao utilizá-lo, o utilizador abre e fecha janelas o tempo todo. Outra explicação comummente usada diz respeito a experiência clarificante do utilizador ao utilizar o sistema, ou seja, uma janela para um outro mundo. Filosófico, não é? O logo mutou ao longo dos anos, mas a essência continua a mesma.

O símbolo do Command é muito familiar aos utilizadores de Mac. Ele representa uma tecla de mesmo nome que, quando combinada com outras teclas, realiza comandos como fechar e abrir janelas. Foi utilizado pela primeira vez no Macintosh, lançado em 1984. A ideia original era que a tecla fosse representada por uma maçã, mas Steve Jobs achou que o sistema já tinha muitos ícones com a fruta. Há registos do símbolo no norte da Europa datados do ano 400. A equipe de Jobs o escolheu por se tratar de um desenho infinito, algo que se assemelha com as combinações proporcionadas pelo uso da tecla.

BIT

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar
Muito bom...
Conhecia alguns, mas outros nem fazia ideia.. Razz


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

ja.jose

Iniciante
avatar
Nunca tinha pensado no botão power como 0 e 1. Mas está bem visto Surprised

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech