O WhatsApp tem vindo a crescer bastante como uma das principais plataformas de comunicação no mercado, não apenas entre utilizadores mas também para as empresas, como forma de se aproximarem mais dos seus clientes.
Todos os dias, milhares de empresas usam o WhatsApp para enviarem mensagens aos seus clientes e potenciais clientes, mas nem sempre estas são propriamente solicitadas. A pensar nisso, o WhatsApp encontra-se agora a prepara uma nova funcionalidade, que vai permitir aos utilizadores rapidamente bloquearem mensagens de spam de empresas.
A plataforma de mensagens encontra-se a testar novas formas dos utilizadores poderem cancelar as suas subscrições de empresas, para deixarem de receber mensagens não solicitadas das mesmas via o WhatsApp. Dependendo do formato da mensagem, os utilizadores terão brevemente a possibilidade de marcar as mesmas como sendo relevantes ou não, ou se pretendem parar o envio das mesmas – ou em alternativa, recomeçar a subscrição. Isto aplica-se a certas categorias de mensagens que são enviadas de forma massiva, via o WhatsApp.
A Meta afirma que vai começar a testar este sistema de forma global em breve. Por exemplo, os utilizadores, quando recebem uma mensagem promocional, podem agora ter um alerta a questionar se a mensagem é do seu interesse ou não – quando esta é categorizada como sendo de promoções e ofertas. É ainda possível parar o envio por completo de comunicações de uma determinada empresa, independentemente da categoria onde essa mensagem se enquadre.
De relembrar que o WhatsApp permite que as empresas enviem mensagens em massa para os seus clientes, usando aa API da plataforma para tal. Ao mesmo tempo, as mensagens podem ser enviadas em diferentes categorias, desde promoções a campanhas e ofertas, bem como mensagens de autenticação e de serviço. Embora estas categorias existam na API, para os clientes não existe diferenciação entre cada uma, exceto na forma como as mesmas são apresentadas na conversa – e onde a “tag” da categoria pode ser encontrada.
No entanto, os utilizadores podem não pretender receber mensagens de ofertas e promoções, mas continuar a receber mensagens de autenticação ou dos serviços que possuam na empresa. E esta novidade pode ajudar a controlar melhor essas mensagens.
Espera-se que a novidade comece a chegar aos utilizadores durante os próximos dias, e será aplicada em todas as conversas iniciadas com contas do WhatsApp de empresas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!