A Google lançou uma nova extensão para o Chrome que pretende ajudar os utilizadores a analisarem as recolhas feitas por publicidade nos websites da Internet.
A nova extensão, apelidada de “Ads Transparency Spotlight”, permite que os utilizadores tenham acesso a informações sobre os anúncios publicitários que se encontram a ser carregados sobre uma determinada página, bem como quais os dados que os mesmos se encontram a recolher.
O objetivo da Google passa por permitir fornecer aos utilizadores novas formas destes identificarem como os seus dados pessoais estão a ser utilizados pela internet, e para que possam identificar quais as entidades que estão a recolher os mesmos.
A extensão apresenta uma listagem não só da publicidade presente sobre um site, mas também quais as entidades diretamente relacionadas com a mesma, as suas políticas de privacidade e ainda a forma como os dados personalizados estão a ser recolhidos.
Numa fase inicial, a Google alerta para o facto que a extensão apenas irá apresentar detalhes sobre a publicidade que seja fornecida diretamente pela empresa – sobre o programa do Google Adsense, por exemplo – mas espera-se que este ponto venha a ser alargado para mais empresas no futuro, sobretudo as que tenham implementado o sistema de Ad Disclosure Schema.
São também apresentados outros detalhes dos sites, como outras plataformas que possam estar também a recolher dados da página visitada.
A extensão ainda se encontra em fase Alpha, mas pode desde já ser testada por todos os utilizadores do Google Chrome, estando disponível na Chrome Web Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!