A Adobe revelou uma nova funcionalidade para o Photoshop que vai ajudar os criadores de conteúdos a identificarem imagens que tenham sido adquiridas em stock. A nova funcionalidade de atribuição do Photoshop irá informar os utilizadores quando uma determinada imagem fizer parte de um catalogo pago de imagens de Stock.
Esta nova funcionalidade faz parte do sistema Content Authenticity Initiative (CAI) da Adobe, e pretende ajudar os utilizadores do programa da empresa a identificar imagens verdadeiras e originais de conteúdos deep fake ou não atribuídos.
O sistema CAI começou a ser testado inicialmente junto do Twitter e do New York Times, sendo que a empresa pretende agora expandir o mesmo para qualquer utilizador que tenha acesso à suite de edição de imagens da empresa.
No vídeo revelado pela empresa a demonstrar a funcionalidade é possível verificar-se como o sistema de atribuição é capaz de identificar uma imagem de stock que se encontra a ser colocada atrás de uma pessoa, no que aparenta ser uma foto de uma paisagem.
Este sistema pode ajudar a creditar a fonte original, mas também a identificar casos de imagens manipuladas com recurso a imagens pagas ou deepfakes – algo que tem vindo a ser consideravelmente propagado nos últimos tempos pela Internet.
De momento a funcionalidade apenas irá funcionar com imagens, mas a Adobe espera expandir a mesma também para vídeos muito em breve – o que certamente será ainda mais uma ajuda para evitar a partilha de conteúdos manipulados pela internet.
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