1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia RTX 3090

 

Está a pensar comprar as novas Nvidia RTX 3090 para colocar em SLI? Então deve preparar duas coisas: uma nova fonte de alimentação e tampões para os ouvidos.

 

As RTX 3090 são as únicas placas da nova linha da Nvidia a suportarem NVLink, no que a empresa praticamente já ditou o fim da tecnologia. No entanto, estas ainda o suportam para quem realmente pretenda.

Se uma RTX 3090 é já considerado um grande salto face à geração anterior, então juntar quatro é ainda mais. Pelo menos foi isso que a empresa Puget Systems tentou demonstrar ao colocar até quatro GIGABYTE GeForce RTX 3090 TURBO no sistema.

 

nvidia rtx 3090 4

 

Como seria de esperar, ter todas estas gráficas no mesmo sistema não só eleva o consumo de energia total para quase 1700W (em utilização máxima) como também eleva consideravelmente o ruído com todas as ventoinhas a funcionar – prejudicado também pelas gráficas terem um cooler no formato “blower”.

 

 

Dentro do sistema encontra-se ainda um processador Intel Xeon W2255, 128GB de memória DDR4 e duas fontes EVGA de 1600W. Os testes feitos de benchmark às gráficas sobre o OctaneBench, V-Ray Next, RedShift e PugetBench for DaVinci Resolve demonstram bem as capacidades das placas, mesmo que a tecnologia NVLink esteja praticamente em fim de vida.

 

Teste gráfica

benchmark rtx 3090

benchamrk 3090

benchmark 3090

consumo energético de quatro RTX 3090

 

Esta será possivelmente uma configuração que nem todos vão usar, e ainda menos tendo em conta o consumo de energia e ruído em troca de algum desempenho – que apenas em certas aplicações seria realmente utilizável, já que a lista de jogos suportados com perfis NVLink é bastante reduzida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech