Está a pensar comprar as novas Nvidia RTX 3090 para colocar em SLI? Então deve preparar duas coisas: uma nova fonte de alimentação e tampões para os ouvidos.
As RTX 3090 são as únicas placas da nova linha da Nvidia a suportarem NVLink, no que a empresa praticamente já ditou o fim da tecnologia. No entanto, estas ainda o suportam para quem realmente pretenda.
Se uma RTX 3090 é já considerado um grande salto face à geração anterior, então juntar quatro é ainda mais. Pelo menos foi isso que a empresa Puget Systems tentou demonstrar ao colocar até quatro GIGABYTE GeForce RTX 3090 TURBO no sistema.
Como seria de esperar, ter todas estas gráficas no mesmo sistema não só eleva o consumo de energia total para quase 1700W (em utilização máxima) como também eleva consideravelmente o ruído com todas as ventoinhas a funcionar – prejudicado também pelas gráficas terem um cooler no formato “blower”.
Dentro do sistema encontra-se ainda um processador Intel Xeon W2255, 128GB de memória DDR4 e duas fontes EVGA de 1600W. Os testes feitos de benchmark às gráficas sobre o OctaneBench, V-Ray Next, RedShift e PugetBench for DaVinci Resolve demonstram bem as capacidades das placas, mesmo que a tecnologia NVLink esteja praticamente em fim de vida.
Esta será possivelmente uma configuração que nem todos vão usar, e ainda menos tendo em conta o consumo de energia e ruído em troca de algum desempenho – que apenas em certas aplicações seria realmente utilizável, já que a lista de jogos suportados com perfis NVLink é bastante reduzida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!