Para quem esteja a pensar comprar uma placa como a Nvidia RTX 3090 Ti, certamente que eficiência energética não é dos primeiros pontos a ter em conta. Certamente importante, mas não será o foco para este género de placas.
No entanto, para quem realmente pretenda poupar no consumo energético, e ainda assim manter o desempenho geral do sistema elevado, a RTX 3090 Ti aparenta ser uma opção a ter em conta.
A plataforma Igor's Lab realizou recentemente um novo teste ao desempenho da placa quando a energia fornecida para a mesma também se encontra limitada, o que revelou que esta ainda é uma excelente opção mesmo quando nessas situações.
Ao aplicar-se o undervolting na placa para esta consumir “apenas” 300W, os testes demonstram que o desempenho da mesma ainda é bastante mais elevado do que outras alternativas no mercado.
Em análise do benchmark 4K, verifica-se que a placa perde apenas 10 FPS com esta redução de energia, o que ainda permite obter um elevado desempenho para a maioria dos jogos.
No teste, é também importante notar que mesmo com a 3080 Ti sem limitações a 409W, os testes demonstram que a 3090 Ti a 300W ainda se mantém com um desempenho similar – o que é sem dúvida impressionante.
Mas será improvável que alguém que vá gastar quase 2000 dólares para comprar a RTX 3090 Ti venha a aplicar undervolting na placa, ainda mais se tivermos em conta que a 3080 Ti encontra-se atualmente a cerca de 1200 dólares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!