Nos últimos tempos tem vindo a aumentar os casos de mensagens SMS de phishing que são enviadas diretamente para os utilizadores, pelo que qualquer mensagem que seja recebida sobre os mesmo moldes levanta logo algumas suspeitas. E recentemente, os clientes da MEO podem ter verificado isso mesmo com uma nova mensagem que se encontra a circular pela empresa.
A mensagem encontra-se a ser enviada para vários clientes da MEO a informar que o seu número foi “selecionado” para ganhar um vasto conjunto de prémios – como iPhones, 50.000 euros e outros. A mensagem termina com a indicação que, para os utilizadores participarem, devem enviar uma SMS gratuita com o termo “NATAL” para o número 68961.
Este número de valor acrescentado encontra-se associado com o serviço "SMS Survivor", que de acordo com a documentação da ANACOM foi atribuído a uma empresa no Porto, e parece encontrar-se associado diretamente com o apoio da MEO para fornecimento dos prémios.
Apesar de o passatempo aparentar ser legitimo, é importante sublinhar que existem custos inerentes a cada mensagem que é recebida dentro do serviço. Segundo a documentação da ANACOM, o passatempo consiste "num questionário de perguntas de cultura geral, que é realizado com recurso a uma dinâmica de perguntas eliminatórias (…) Cada edição do passatempo terá uma duração máxima de até 8 semanas"
É ainda referido que as "respostas às perguntas são enviadas pelo cliente através de mensagem de texto, com um custo de 0.50€ (IVA incluído)". Ou seja, por cada mensagem que seja recebida, serão retirados 50 cêntimos do saldo do cliente (ou aplicados na fatura). Tendo em conta que o concurso pode ter a duração de 8 semanas, isto pode levar a que sejam debitados valores consideravelmente elevados.
A mensagem pode levar os utilizadores a subscreverem ao concurso sem saberem exatamente que o mesmo vai ter custos por cada mensagem recebida - o que agrava derivado da mensagem original indicar que para participar é apenas necessário enviar uma mensagem gratuita.
No site do passatempo é referido ser feita a devolução do site para quem não ganhe o passatempo, no entanto, esta devolução apenas é feita sobre os participantes que ficarem entre os 11 e 50º lugares da tabela de todos os participantes.
Na eventualidade de ter subscrito ao serviço, e não o pretenda, o site do concurso refere que pode sair do mesmo com o envio de uma mensagem com o texto "SAIR" para o 68961. Ou melhor ainda, poderá contactar diretamente a MEO e requerer que este género de serviços de valor acrescentado sejam totalmente bloqueados sobre o seu número.
Desta forma não apenas fica removido deste passatempo, como também deixará de receber futuras comunicações para os mesmos e impede que se possa inscrever no futuro em outro género de concursos similares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!