1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Vivo originOS

 

Depois de um vasto conjunto de rumores, a Vivo veio oficialmente revelar o seu novo OriginOS. O sistema será a versão adaptada do Funtouch OS para os dispositivos da marca, e conta com algumas novidades interessantes para os utilizadores em geral.

 

É importante relembrar que o Funtouch OS é considerado como um dos sistemas adaptados do Android com mais bloatware, mas encontra-se disponível sobretudo em dispositivos vendidos na China. A nova versão do OriginOS pretende ser adaptada para os dispositivos da Vivo que venham a ser vendidos em mais países.

 

Para começar, uma das novidades deste sistema pode ser visto logo no ecrã inicial do mesmo, com o que a empresa apelida de “Klotski Grid”. Esta torna a interface do ecrã principal do sistema numa espécie de grelha que pode ser usada para apps, widgets e outros atalhos. A melhor comparação será as Live Tiles do Windows 10, onde cada uma pode ter a sua própria personalização.

 

novo sistema de grelha da vivo

 

O design da interface também foi pensado para ser minimalista, mas ao mesmo tempo moderno e simples de utilizar. As animações são bastante fluidas e correspondem bem ao sistema.

 

A Vivo pretende que os utilizadores tenham de abrir o mínimo de vezes possíveis as apps, e como tal um dos destaques encontra-se na inclusão de sistemas de alerta diretamente dos widgets da página inicial. Os “Nano alerts” vão permitir aos utilizadores receberem pequenos alertas diretamente nos widgets que tenham sobre a sua página inicial.

 

nano alerts originos

 

Mas se os utilizadores não gostarem deste novo sistema baseado em grelhas, podem rapidamente voltar ao estilo regular que se encontra no Android, com o toque num botão.

 

navegação no originOS

 

A nível da navegação pelo sistema, o OriginOS vai contar com um sistema baseado em gestos, que a empresa garante permitir até 26 combinações de navegação diferentes. Cada gesto pode realizar diferentes ações dentro do sistema, e são totalmente personalizáveis pelos utilizadores.

 

A empresa não revelou quais os dispositivos da Vivo que vão começar a receber esta nova versão do sistema, mas espera-se que isso seja revelado muito em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech