A Vivo acaba de revelar hoje a chegada da sua nova versão do OriginOS 4, baseado no Android 14. Este deverá ser o sistema que vai encontrar-se em futuros dispositivos da empresa, bem como irá chegar como atualização a alguns dos modelos mais recentes.
A nova versão chega com várias melhorias, tanto a nível de funcionalidades como do design do mesmo. O foco da Vivo parece ter sido criar uma experiência similar ao do iOS, com efeitos suaves e minimalistas, mas ao mesmo tempo agradáveis visualmente. Os elementos da interface integram-se entre si, para criarem uma melhor experiência final. O OriginOS 4 passa a usar a nova fonte Vivo Sans, que foi adaptada exatamente para as diferentes secções do sistema.
Os ícones da interface também foram reformulados, sendo agora mais reconhecíveis para as diferentes funções a que se destinam.
A nível de desempenho, a vivo afirma que o OriginOS 4 conta com uma “placa gráfica virtual”, que basicamente usa o armazenamento interno do dispositivo para guardar alguns ficheiros gráficos importantes, que podem ser considerados uma “cache” mas para o aspeto gráfico do sistema. A empresa afirma que, com esta funcionalidade, o tempo de reposta nas aplicações aumenta em 36% e a estabilidade dos FPS aumenta 70%.
Além disso, o sistema conta ainda com uma gestão inteligente de energia, que é capaz de otimizar os processos em segundo plano para dar mais prioridade à bateria. Usando o Unfair Scheduling 2.0 e Memory Fusion 4.0, a vivo afirma que alguns dispositivos podem atingir os 14 dias de autonomia em standby.
O Unfair Scheduling 2.0 foca-se em otimizar o uso do processador e da sua velocidade, enquanto que o Memory Fusion 4.0 faz a gestão da RAM, de forma a otimizar os processos ativos, o uso dos mesmos e das diferentes aplicações.
O OriginOS 4 chega ainda com algumas melhorias a nível de produtividade, entre as quais encontra-se um assistente de reuniões, que ajuda os utilizadores a marcarem eventos no calendário mais rapidamente, e conta ainda com um sistema de Super Power Saving, que a empresa garante que pode permitir uma chamada de 15 minutos com apenas 1% da bateria disponível – para situações de emergência.
Encontra-se ainda integrado um sistema de tradução local, que usa IA para processar a tradução de textos inteiramente do dispositivo – sem ligações externas. O Intelligent Vehicle 4.0 otimiza o uso do sistema em veículos que tenham suporte para os dispositivos da marca.
Para já, o OriginOS 4 será disponibilizado com os novos vivo X100 e iQOO 12, mas espera-se que a lista de dispositivos a suportar o mesmo venha a aumentar em breve. Por entre os dispositivos já confirmados de virem a receber a atualização encontram-se:
- vivo X Fold 2
- vivo X Flip
- Série vivo X90
- iQOO 11 Pro
- iQOO 11S
- iQOO 11
- vivo X Fold Plus
- vivo X Fold
- vivo X Note
- iQOO 10
- iQOO 10 Pro
- iQOO Neo 8
- iQOO Neo 8 Pro
Obviamente, ainda pode demorar alguns meses a chegar a todos os modelos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!