1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mensagens da Google

 

O mês passado a Google revelou que se encontrava a trabalhar num sistema de encriptação ponta-a-ponta para o RCS da aplicação de Mensagens da empresa. Esta funcionalidade agora começa a chegar junto dos primeiros utilizadores da versão Beta da app.

 

O sistema de encriptação ponta a ponta permite que os conteúdos enviados sobre a aplicação de mensagens da Google sejam encriptados entre ambas as partes. Desta forma, os conteúdos enviados diretamente pela funcionalidade não poderão ser acedidos por terceiros – e é um padrão que tem vindo a ser implementado em diversas outras apps de mensagens.

 

A funcionalidade encontra-se agora a ser testada junto de alguns utilizadores da versão Beta, sendo que será ativada de forma automática e permanente – não existe opção para a desativar. No entanto, para que os conteúdos sejam encriptados, ambos os utilizadores necessitam de estar a usar a aplicação de Mensagens da Google.

Além disso, esta encriptação apenas se aplica aos conteúdos que sejam enviados pelo sistema de chat/RCS, não sendo aplicável a mensagens SMS tradicionais.

 

mensagens da Google encriptadas

 

Os conteúdos que tenham sido enviados anteriormente, e estejam sobre as condições para encriptação, são automaticamente atualizados para tal. Uma vez que não existe uma opção para desativar a funcionalidade, este sistema espera ser consideravelmente mais seguro que o sistema padrão de mensagens no chat.

 

Os utilizadores poderão verificar se as suas mensagens estão encriptadas pelo aparecimento de um pequeno ícone de cadeado junto da hora de envio das mesmas, o que confirma que o conteúdo não pode ser acedido por terceiros.

Uma notificação a informar sobre a encriptação deve também surgir aos utilizadores que recebam a funcionalidade durante a fase beta, e durante a sua primeira conversação encriptada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech