1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Overclock intel processador

 

Sempre que novo hardware surge no mercado, existe quem tente explorar ao máximo as capacidades do mesmo, e a comunidade de overclock é bastante notória por colocar os dispositivos a funcionar a velocidades consideravelmente mais elevadas do que aquelas a que eles foram desenvolvidos.

 

No entanto, para se atingir recordes nem sempre é necessário recorrer a hardware mais recente. Na verdade, o recorde atual foi recentemente atingido num processador com mais de 14 anos.

O portal TechSpot revelou que o utilizador “ivanqu0208”, do site HWBot, conseguiu colocar o seu processador Intel Celeron D 347 – um single-core lançado em 2006 – a funcionar a uns impressionantes 8.36 GHz – tendo em conta que a frequência normal de funcionamento deste processador encontra-se nos 3.06 GHz.

 

overclock do processador intel

 

Para se ter uma ideia, o processador Core i9-10900K da Intel, o mais recente da linha e com um clock base de 3.70 GHz, atingiu apenas um overclock de 7.71 GHz. Obviamente, para se atingir estas velocidades é necessário que os processadores sejam arrefecidos com algo um pouco mais sofisticado que apenas um pouco de ar e ventoinhas.

Normalmente o overclock extremo é feito com uso de nitrogénio líquido, usado sobre o processador para o manter a temperaturas negativas e a funcionar o melhor possível dentro de velocidades consideravelmente mais elevadas que as de fábrica.

 

Apesar de 8,36 GHz ser uma façanha certamente interessante, ainda mais de um processador de 2006, este não é o recorde mundial de velocidade. Esse patamar foi atingido por funcionários da AMD, que colocaram em 2014 o Piledriver FX-8470 a funcionar a uns impressionantes 9.72 GHz – entrando para os Recordes do Guinness.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech