Nos últimos dias temos vindo a assistir a cada vez mais discussões entre o Facebook e a Apple, mas a rede social encontra-se agora a atacar em força com uma nova campanha publicitária em três dos maiores jornais dos EUA.
De acordo com o portal The Verge, o Facebook encontra-se a lançar uma campanha publicitária contra a Apple, e focada em como as medidas da empresa da maça podem vir a prejudicar os pequenos negócios locais.
Em causa encontra-se as novas políticas da Apple face a questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores e a recolha de informação dos mesmos. A empresa implementou várias medidas para garantir mais privacidade nas versões recentes do iOS, e uma das empresas que demonstrou um certo ceticismo sobre as mesmas foi o Facebook.
O ataque encontra-se focado no novo sistema do iOS, que agora obriga as apps a questionarem os utilizadores diretamente se estes pretendem que os seus dados sejam recolhidos para efeitos de publicidade. O Facebook espera que a maioria dos utilizadores venha a negar dar permissões para esta recolha, o que no final vai afetar o funcionamento do negócio da rede social – bastante focado na recolha dessas informações para efeitos de publicidade direcionada.
No entanto, a recente campanha do Facebook parece focada em como a medida da Apple vai afetar não a empresa, mas sim os pequenos negócios locais. No anúncio publicado nos jornais dos EUA, o Facebook aponta como as medidas da Apple vão prejudicar os pequenos negócios que se baseiam na publicidade do Facebook para obter muito dos seus clientes.
Além disso, a empresa foca-se ainda em como cerca de 44% dos pequenos negócios começaram a usar as plataformas de publicidade do Facebook durante a pandemia, e a personalização dos anúncios fornecidos pelos mesmos terá um grande impacto nas vendas finais. Com o bloqueio aplicado pela Apple na recolha dessas informações, estes anunciantes vão ser afetados.
Mas, obviamente, a medida vai também ter impacto no negócio do próprio Facebook. Mark Zuckerberg já tinha revelado no passado que a medida da Apple vai limitar consideravelmente a recolha de dados que pode ser feita pela rede social, o que vai ter impacto nos ganhos da plataforma originários da publicidade – que ainda é uma das principais e fundamentais formas de rendimento da entidade.
Por sua vez, a Apple alega que não se encontra contra a recolha de informação dos utilizadores, mas que pretende que essa informação seja fornecida de forma mais transparente para os utilizadores – e que estes tenham mais controlo sobre o que pode ou não ser recolhido no final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!