1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

WhatsApp logo

 

Faz algum tempo que o WhatsApp tem vindo a ser mostrado pelo Facebook como uma ferramenta de comunicação segura, privada e encriptada. No entanto, tal como acontece em qualquer outro produto da rede social, esta app está longe de ser inteiramente privada.

 

Recentemente a Apple começou a integrar os novos “privacy labels” na App Store, que vai demonstrar claramente o que cada aplicação recolhe a nível dos utilizadores e para que efeitos a mesma será usada no final – e isto não são boas notícias para o Facebook.

Isto porque, a aplicação de mensagens do WhatsApp, é uma das que está marcada com os “labels” de privacidade em como recolhe efetivamente dados dos utilizadores para diferentes atividades.

 

Sendo uma plataforma do Facebook, o WhatsApp também recolhe dados dos utilizadores e dos dispositivos onde se encontra instalado, usando os mesmos para os mais variados fins. O WhatsApp tem vindo a manter o lema de que as conversas tidas sobre a sua plataforma são seguras e privadas – e apesar de isso ser verdade até um certo ponto, está longe de ser totalmente privado para os utilizadores.

 

Mesmo que o Facebook não tenha acesso direto aos conteúdos das mensagens que são partilhadas pela plataforma, a rede social ainda recolhe diversa informação sobre os utilizadores com diversos objetivos em mente. Mesmo sem saber o teor das mensagens partilhadas, o Facebook ainda sabe quantas mensagens são enviadas e para que contactos, a frequência dessa ação, as diferentes ações feitas dentro da aplicação, e vários outros detalhes do próprio dispositivo onde a app se encontra.

 

apple privacidade apps mensagens

 

Isto pode ser claramente verificado se formos comparar os privacy labels das principais apps de mensagens na App Store. O Facebook Messenger surge claramente no topo, com o máximo de conteúdos a serem recolhidos, mas logo atrás encontra-se o WhatsApp, seguindo-se também o iMessage da própria Apple – embora com consideravelmente menos recolha.

 

De se destacar, no entanto, a aplicação Signal, que não realiza qualquer recolha de dados no iOS nem usa a informação dos utilizadores para qualquer atividade externa.

A nova funcionalidade da Apple na App Store é algo que certamente o Facebook não aprecia, e o WhatsApp também já emitiu um comunicado a clarificar cada um dos pontos referidos sobre a privacidade – incluindo o facto que o WhatsApp, apesar de recolher os dados de contactos no dispositivo, essa recolha serve apenas para uso interno dentro da plataforma, e não é partilhada com terceiros, nem mesmo com o próprio Facebook.

 

Seja como for, não é de estranhar que uma plataforma criada pelo Facebook recolha, de alguma forma, dados dos seus utilizadores para os mais variados fins.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech