1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp logo

 

Faz algum tempo que o WhatsApp tem vindo a ser mostrado pelo Facebook como uma ferramenta de comunicação segura, privada e encriptada. No entanto, tal como acontece em qualquer outro produto da rede social, esta app está longe de ser inteiramente privada.

 

Recentemente a Apple começou a integrar os novos “privacy labels” na App Store, que vai demonstrar claramente o que cada aplicação recolhe a nível dos utilizadores e para que efeitos a mesma será usada no final – e isto não são boas notícias para o Facebook.

Isto porque, a aplicação de mensagens do WhatsApp, é uma das que está marcada com os “labels” de privacidade em como recolhe efetivamente dados dos utilizadores para diferentes atividades.

 

Sendo uma plataforma do Facebook, o WhatsApp também recolhe dados dos utilizadores e dos dispositivos onde se encontra instalado, usando os mesmos para os mais variados fins. O WhatsApp tem vindo a manter o lema de que as conversas tidas sobre a sua plataforma são seguras e privadas – e apesar de isso ser verdade até um certo ponto, está longe de ser totalmente privado para os utilizadores.

 

Mesmo que o Facebook não tenha acesso direto aos conteúdos das mensagens que são partilhadas pela plataforma, a rede social ainda recolhe diversa informação sobre os utilizadores com diversos objetivos em mente. Mesmo sem saber o teor das mensagens partilhadas, o Facebook ainda sabe quantas mensagens são enviadas e para que contactos, a frequência dessa ação, as diferentes ações feitas dentro da aplicação, e vários outros detalhes do próprio dispositivo onde a app se encontra.

 

apple privacidade apps mensagens

 

Isto pode ser claramente verificado se formos comparar os privacy labels das principais apps de mensagens na App Store. O Facebook Messenger surge claramente no topo, com o máximo de conteúdos a serem recolhidos, mas logo atrás encontra-se o WhatsApp, seguindo-se também o iMessage da própria Apple – embora com consideravelmente menos recolha.

 

De se destacar, no entanto, a aplicação Signal, que não realiza qualquer recolha de dados no iOS nem usa a informação dos utilizadores para qualquer atividade externa.

A nova funcionalidade da Apple na App Store é algo que certamente o Facebook não aprecia, e o WhatsApp também já emitiu um comunicado a clarificar cada um dos pontos referidos sobre a privacidade – incluindo o facto que o WhatsApp, apesar de recolher os dados de contactos no dispositivo, essa recolha serve apenas para uso interno dentro da plataforma, e não é partilhada com terceiros, nem mesmo com o próprio Facebook.

 

Seja como for, não é de estranhar que uma plataforma criada pelo Facebook recolha, de alguma forma, dados dos seus utilizadores para os mais variados fins.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech