A Apple começou oficialmente a disponibilizar os novos “Privacy Labels” nas aplicações da App Store desde o mês passado, obrigando os programadores que atualizem as suas aplicações na App Store a divulgarem também a informação que recolhem sobre os utilizadores e para que finalidades.
Nos últimos dias temos vindo a verificar casos onde estas tags indicam claramente o que cada aplicação recolhe, e de forma surpreendente. O Facebook, por exemplo, tem vindo a critica bastante esta nova política da Apple, apesar da sua aplicação ser uma das que mais conteúdos dos utilizadores recolhe face à mesma.
Todas as aplicações que sejam atualizadas desde o dia 8 de dezembro na App Store necessitam de conter esta referência, e isto aplica-se a todas as apps e programadores que lancem atualizações para a mesma desde esse dia.
Curiosamente, a Google foi uma das entidades que não lançou nenhuma atualização para a sua app no iOS desde o passado dia 7 de Dezembro, um dia antes deste requisito passar a ser obrigatório na App Store.
De acordo com o portal Fast Company, existe um motivo para tal: a Google encontra-se a adiar a publicação de atualizações na sua app do iOS para evitar que tenha de colocar a listagem de conteúdos que recolhe dos utilizadores através da mesma – ou pelo menos para passar o período onde estes géneros de conteúdos vão estar mais em destaque.
Isto será ainda mais reforçado pelo facto que a Google tende a lançar constantemente atualizações para a sua app no iOS, e desde então deixou de o fazer. Mas além disso, a app para Android da Google tem vindo a receber atualizações na normalidade desde o dia 7 de Dezembro.
É possível que a empresa também se esteja a preparar para lançar uma atualização que esteja mais de acordo com as políticas da empresa no que respeita a privacidade, ou que seja ajustada para não recolher tanta informação. Mas eventualmente a Google vai ter de lançar uma atualização da sua app para o iOS, e isso implica que a app seja também atualizada com as novas tags de privacidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!