A Steam publicou uma revisão do ano de 2020, que demonstra claramente que a plataforma continua a ser uma das preferências dos utilizadores e está mais popular do que nunca. A par com estas revelações, ficam ainda alguns dos planos da Valve para o futuro, e que passam também por sistemas Linux.
De acordo com a Valve, a pandemia parece ter feito com que mais jogadores passassem tempo em casa e a usar os serviços da empresa, sendo que esta verificou um aumento de quase 50% no número de utilizadores ativos e de horas jogadas em 2020 face a anos anteriores.
No total, os jogadores estiveram mais de 31 mil milhões de horas cumulativas na plataforma em jogo, com mais de 120.4 milhões de utilizadores ativos mensalmente e 62.6 milhões de utilizadores ativos diariamente nos picos.
Além disso, foi também em 2020 que a plataforma atingiu o pico dos 24.8 milhões de utilizadores em simultâneo, em jogo.
O número de jogos adquiridos pela Steam também aumento ao longo do ano, em cerca de 21% comparando com 2019. As plataformas de VR também parecem ter aumentado em uso com cerca de 32%.
Por fim, a empresa deixou também alguns dos seus planos para o futuro, e que vão beneficiar sobretudo os utilizadores que estão em sistemas Linux. Segundo a Valve, a tecnologia do Proton tem vindo a evoluir consideravelmente, permitindo aos jogadores terem os seus títulos favoritos em sistemas Linux e sem qualquer compromisso. A empresa espera que este ano essa tecnologia venha a ser consideravelmente melhorada, permitindo ainda mais títulos dentro do sistema.
Nomes como Death Stranding, Horizon: Zero Dawn, e Cyberpunk 2077 podem ser alguns dos títulos que brevemente irão encontrar-se disponíveis para os utilizadores do Linux dentro da Steam. No final, este ponto será interessante para cativar mais utilizadores para o sistema, e também para permitir que quem use Linux tenha acesso a uma alternativa para continuar a manter os seus jogos favoritos no mesmo.
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