A TSMC, em conjunto com a Apple, encontra-se a preparar para iniciar a produção dos primeiros chips de 3nm, que serão focados nos iPhones que venham a surgir em 2023.
A produção será iniciada unicamente para testes internos, e portanto não se espera que nada em concreto venha a surgir em produtos no mercado para já. No entanto, é o começo para o que será os futuros chips que vão encontrar-se nos iPhones da empresa.
No final, esta fase pretende ser uma forma da TSMC analisar possíveis problemas que venham a complicar a tarefa de produzir em massa o chip, e descartar os mesmos antes de se avançar mais no desenvolvimento.
De acordo com algumas fontes, espera-se que a produção em escala mais alargada venha a ser iniciada apenas em 2022, portanto não se espera que algum equipamento da Apple venha a contar com este género de chips até pelo menos 2023.
Acredita-se ainda que os iPhones que venham a ser lançados durante 2021, com o chip A15, devam ainda ser produzidos em 5nm, algo que deverá manter-se também para outras fabricantes no mercado para além da Apple.
A TSMC em concreto afirma estar a desenvolver o 5nm+, que será uma versão melhorada da tecnologia, que vai permitir otimizações a nível do consumo energético, mas no final ainda será uma produção baseada na arquitetura.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!