1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Privacidade online com pessoas a olhar para câmaras

 

Nos dias de hoje, a Internet não é propriamente um dos meios mais privados que existe. Praticamente todos os sites que se visitam possuem alguma forma de controlar as atividades dos utilizadores, ou de recolher informações dos mesmos para os mais variados fins – na maioria para publicidade.

 

No entanto, existe também um fator a ter em conta no que respeita à privacidade, e parte diretamente de cada um dos utilizadores.

De acordo com um estudo recentemente realizado pela Entrust, a maioria dos utilizadores revelam-se preocupados com a sua privacidade online, mas ao mesmo tempo existe também um elevado número que não aplica as medidas corretas para garantir essa mesma privacidade.

 

O estudo analisou cerca de 1000 participantes, e apesar de não ser uma base de estudo muito alargada, deixa pelo menos uma ideia mais abrangente. De acordo com o estudo, a grande maioria dos entrevistados revela que não se importa de partilhar alguma informação pessoal com os serviços que utilizam a troco de conteúdos personalizados ou para tornar o uso dos mesmos mais convenientes.

 

Além disso, 83% dos entrevistados revela que não se importa que determinadas apps ou serviços mantenham guardados os seus dados biométricos para serem usados nas atividades dos mesmos – como é o caso dos registos de impressões digitais. 61% afirma que não se importa de partilhar mais informação pessoal caso tenham também acesso a mais transparência por parte das empresas e controlo dos seus dados.

 

O mesmo estudo indica ainda que 79% dos utilizadores demonstram-se preocupados com a privacidade dos seus dados pessoais, com 64% a afirma que isso aumentou durante os últimos meses, em grande parte devido à crescente onda de registos de ataques a empresa, bem como à recolha massiva de informação para efeitos de privacidade.

 

Apesar disso, 43% dos utilizadores referem que não verificam atentamente os termos e condições, ou as politicas de privacidade, das empresas e serviços que utilizam. Além disso, 69% afirmam que não o fazem devido aos termos serem consideravelmente extensos, com 28% a não o fazerem por não entenderem os termos.

 

Não existem dúvidas que existe uma crescente onda de preocupação a nível da privacidade dos utilizadores na Internet, mas ao mesmo tempo esta preocupação necessita de ser acompanhada de práticas por parte dos utilizadores que sejam benéficas para os mesmos – algo que ainda continua a ser um dos principais problemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech