1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ingenuity marte

 

Durante o final do dia de ontem, a Perseverance da NASA aterrou finalmente na superfície de Marte, depois de um longo caminho desde o planeta Terra. A missão tinha vindo a desenrolar-se ao longo dos últimos meses, tendo sido ontem o momento fulcral da chegada ao planeta vermelho.

 

Dentro desta encontra-se um pequeno helicóptero, conhecido como Ingenuity. Este conta com um tamanho similar ao de uma caixa de lenços, e será responsável por realizar a cobertura da superfície do planeta de forma mais exaustiva, sendo o primeiro dispositivo a voar sobre a superfície de Marte neste formato.

 

No entanto, existe um detalhe curioso sobre este pequeno helicóptero. Numa entrevista para o portal IEEE Spectrum, os engenheiros da NASA que desenvolveram o mesmo revelaram que este vai ser o equipamento responsável por colocar, pela primeira vez, o sistema Linux em Marte.

 

 

Segundo os engenheiros, o sistema do Ingenuity encontra-se totalmente desenvolvido em Linux, sendo que vai ser a primeira vez que este sistema operativo vai ser usado em algo sobre a superfície do planeta vermelho. Além disso, o código usado para o mesmo encontra-se disponível em formato open-source, pelo que qualquer utilizador com conhecimentos pode também usar o mesmo para desenvolver os seus próprios projetos e plataformas similares ao helicóptero que se encontra agora em Marte.

 

Não será surpresa que os engenheiros tenham optado por usar Linux na produção, já que o sistema é bem conhecido pela sua estabilidade, algo que será fundamental tendo em conta a atividade que vai ser realizada e o período de tempo para tal.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech