A pandemia veio afetar vários mercados a nível mundial, e as vendas de smartphones foram um dos pontos onde se verificou também algumas quedas. De acordo com o relatório mais recente da empresa Gartner, as vendas de smartphones em 2020 caíram cerca de 12.5%.
No total, cerca de 1.3 mil milhões de smartphones foram enviados para o mercado durante todo o ano, o que representa uma queda em comparação com os valores de 2019 – em torno dos 1.5 mil milhões de dispositivos.
A maioria dos consumidores, preocupados com os efeitos da pandemia, optaram por não investir em dispositivos como smartphones durante este período, e como tal as vendas em geral acabaram por baixar um pouco por todo o mundo.
De acordo com o analista Annette Zimmermann, o mercado verificou uma estagnação ou até quedas em alguns mercados sobre as vendas de smartphones. Isto é algo que se confirma ainda mais tendo em conta que, no final de 2019, as previsões já apontavam também que iria existir uma estagnação do mercado nas vendas de smartphones – ainda antes da pandemia começar a afetar os mercados.
No entanto, as previsões agora são um pouco mais otimistas. Os últimos trimestres de 2020 demonstraram um ligeiro aumento nas vendas, o que pode representar o que se espera para os próximos meses no mercado. Os analistas encontram-se otimistas que o mercado vai verificar um aumento das vendas durante este ano, e que isso pode começar a verificar-se já nos primeiros trimestres do ano.
Muitos consumidores que optaram por não adquirir os seus novos dispositivos durante o ano de 2020, encontram-se agora a preparar para tal medida em 2021, o que poderá ajudar o mercado a aumentar as vendas em geral. No entanto, é também importante sublinhar que isto ainda será consideravelmente dependente de mercado para mercado – e atualmente a China é um dos maiores mercados a nível das vendas de smartphones.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!