Uma nova tendência que tem vindo a propagar-se bastante pelo Instagram encontra-se no envio de pedidos de spam através da criação de grupos na plataforma. As mensagens diretas do serviço permitem adicionar dezenas de utilizadores a grupos diferentes, onde uma conta falsa normalmente junta dezenas de outros utilizadores para enviar conteúdo de spam.
Esta tendência tem vindo a agravar-se, e alguns utilizadores recebem centenas de pedidos por mês – e mesmo que a maioria seja filtrada como mensagens de “spam” na plataforma, muitas ainda acabam por passar e acabam na caixa de entrada dos utilizadores.
Felizmente existe algo que pode ser feito para impedir isso, mas as notícias não são boas para todos…
> Se possui uma conta Profissional ou de empresa
Caso tenha uma conta de criador de conteúdos ou empresa no Instagram, então possui a capacidade de controlar quem o pode adicionar a grupos.
Para tal, basta aceder ao seu perfil, e carregar na opção para revelar o menu, seguindo a opção “Definições”.
Em seguida, escolha a opção “Privacidade”.
E selecione “Mensagens”.
Por fim, sobre a secção “Permitir que outras pessoas te adicionem a Grupos”, selecione a opção “Apenas pessoas que segues”.
Com isto, apenas os utilizadores que a conta siga diretamente terão a capacidade de adicionar a mesma em grupos.
> Se possui uma conta pessoal
Caso possua uma conta pessoal do Instagram, que será o que a maioria dos utilizadores possui, infelizmente não existe nenhuma opção para limitar a capacidade de adicionar a grupos – pelo menos na data de escrita deste artigo.
Isto aplica-se mesmo que a conta esteja configurada como “Privada”, sendo sempre possível a outros utilizadores adicionarem a mesma em grupos.
As únicas opções possíveis de serem aplicadas será bloquear a conta que o adicionou ao grupo – o que não resolve inteiramente o problema – ou sair do grupo onde foi adicionado.
É um pouco triste que o Instagram não tenha uma opção para limitar a capacidade de adicionar utilizadores a grupos, pelo que resta esperar que a plataforma mude de ideias e passe a incluir essa capacidade para todos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!