O mercado encontra-se a passar por uma das piores fases no que respeita à produção de chips e semicondutores, que começam a afetar também a produção de praticamente qualquer dispositivo eletrónico que use este género de componentes – ou seja, praticamente tudo.
Depois da indústria automóvel ter sido uma das primeiras a sentir os efeitos destas falhas, e de se ter alargado também para outros produtos, agora parece que existe mais um mercado que começa a verificar problemas: os fabricantes de routers e operadoras.
Ao que tudo indica, os principais fabricantes de routers no mercado e, por consequência, as operadoras, estão a começar a sentir alguns dos efeitos das falhas de chips no mercado. De acordo com a Bloomberg, alguns fabricantes encontram-se a verificar atrasos nas suas encomendas com mais de um ano, sobretudo quando as mesmas partes de fontes no mercado asiático.
No final, isto tem vindo a provocar atrasos nas encomendas de stock para os revendedores, o que começa a fazer-se sentir também nas lojas finais. É importante relembrar que o mercado dos routers também sentiu a pandemia em força durante o ano passado, com a procura de novos modelos a ser mais elevada que a produção.
A piorar a situação, com a maioria dos utilizadores em casa, a procura por novos routers e de melhor qualidade também aumentou drasticamente, colocando ainda mais pressão sobre o mercado que já se encontrava bastante limitado.
Esta falta de routers no mercado pode ter alguns impactos também para as operadoras. Em cada novo cliente é, por norma, fornecido um router para os mesmos acederem à Internet. Ora, com a falta de routers, as operadoras podem também começar a sentir os efeitos e a não terem capacidade de fornecer os serviços a novos clientes.
Até ao momento não existem casos conhecidos de operadoras que tenham propriamente sentido estes efeitos e tomado medidas, mas é importante relembrar que a escassez de semicondutores ainda se deve prolongar durante mais algum tempo – com as previsões mais otimistas a darem conta de se manter até finais de 2021.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!