1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

routers

 

O mercado encontra-se a passar por uma das piores fases no que respeita à produção de chips e semicondutores, que começam a afetar também a produção de praticamente qualquer dispositivo eletrónico que use este género de componentes – ou seja, praticamente tudo.

 

Depois da indústria automóvel ter sido uma das primeiras a sentir os efeitos destas falhas, e de se ter alargado também para outros produtos, agora parece que existe mais um mercado que começa a verificar problemas: os fabricantes de routers e operadoras.

 

Ao que tudo indica, os principais fabricantes de routers no mercado e, por consequência, as operadoras, estão a começar a sentir alguns dos efeitos das falhas de chips no mercado. De acordo com a Bloomberg, alguns fabricantes encontram-se a verificar atrasos nas suas encomendas com mais de um ano, sobretudo quando as mesmas partes de fontes no mercado asiático.

 

No final, isto tem vindo a provocar atrasos nas encomendas de stock para os revendedores, o que começa a fazer-se sentir também nas lojas finais. É importante relembrar que o mercado dos routers também sentiu a pandemia em força durante o ano passado, com a procura de novos modelos a ser mais elevada que a produção.

 

A piorar a situação, com a maioria dos utilizadores em casa, a procura por novos routers e de melhor qualidade também aumentou drasticamente, colocando ainda mais pressão sobre o mercado que já se encontrava bastante limitado.

 

routers e cabos

 

Esta falta de routers no mercado pode ter alguns impactos também para as operadoras. Em cada novo cliente é, por norma, fornecido um router para os mesmos acederem à Internet. Ora, com a falta de routers, as operadoras podem também começar a sentir os efeitos e a não terem capacidade de fornecer os serviços a novos clientes.

 

Até ao momento não existem casos conhecidos de operadoras que tenham propriamente sentido estes efeitos e tomado medidas, mas é importante relembrar que a escassez de semicondutores ainda se deve prolongar durante mais algum tempo – com as previsões mais otimistas a darem conta de se manter até finais de 2021.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech