1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chips sobre placa

 

Se está a tentar juntar algum dinheiro para adquirir um novo componente para o seu PC este ano, existem algumas notícias que são importantes de ter em conta. De acordo com um artigo publicado pela BBC, está atualmente a verificar-se uma falta global de chips no mercado, os quais podem ter impacto em futuros equipamentos a serem produzidos.

 

Esta falta de chips pode provocar problemas em vários setores no mercado, sendo que alguns já se encontram mesmo a sentir os efeitos. O setor da construção automóvel é um dos que começou já a verificar problemas.

Em média, um veículo usa mais de 100 microprocessadores nos seus componentes – desde sistemas de som, luzes, rádio, entre outros. Com isto, não será de estranhar que alguns fabricantes de automóveis comecem a verificar problemas em encontrar chips no mercado para a produção dos seus veículos.

 

A nível do mercado da tecnologia – sobretudo de computadores e smartphones – o problema ainda não se encontra a ser tão sentido, mas isso não quer dizer que se esteja longe de poderem verificar problemas.

 

De acordo com a BBC, a situação que se encontra a viver da falta de chips encontra-se relacionada com um conjunto de problemas que, por si só, podem até nem ser a causa, mas quando se conjuga levam a esta situação. Para começar, a pandemia veio atrasar consideravelmente a produção em diferentes áreas, e a dos chips é uma delas.

 

Além disso, durante 2020 e até mesmo no início de 2021 tem vindo a verificar-se a uma crescente procura de componentes que necessitam das mais recentes tecnologias a nível de chips no mercado – como é o exemplo das novas consolas da PS5 e Xbox Series, as quais tem vindo a ter falhas de stock a nível mundial. A aposta cada vez mais forte em redes 5G também pode ser um dos motivos.

 

No final, quando se conjugam todos os possíveis problemas, a situação pode acabar por ser mais complicada para os fabricantes de chips no mercado.

 

Outro problema que também tem vindo a agravar-se é relacionado exatamente com a indústria automóvel. Como em 2020 foram sentidos grandes cortes a nível das vendas de novas viaturas, a maioria dos fabricantes também reduziu drasticamente as encomendas de novos chips no mercado.

Porém, com o final do ano, as vendas começaram novamente a aumentar, o que levou muitos fabricantes a terem de colocar novamente compras mais elevadas de chips, que colocam pressão sobre os fabricantes dos mesmos. Este problema encontra-se a ser verificado mais sobre a produção de chips de 7nm.

 

Para já, a nível da indústria de tecnologia, não existem imediatas razões para pânico. Empresas como a Samsung, Apple, Nvidia e outras possuem grandes quantidades de chips ainda pendentes para a produção de novas unidades – mas é importante ficar-se atento ao futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech