A Google encontra-se a ser acusada de recolher informação de anunciantes na sua plataforma de publicidade com o objetivo de melhorar a sua própria infraestrutura de fornecimento de anúncios.
Segundo o portal The Wall Street Journal, o projeto teria inicialmente o nome de “Project Bernanke”, e consistia numa forma da Google recolher informações dos anunciantes na sua plataforma de publicidade, usando essa informação para melhorar os seus próprios serviços de publicidade. O nome do projeto ficou conhecido depois de ter sido incorretamente deixado sem censura em vários documentos de um caso contra a empresa apresentado no Texas.
As fontes afirmam que o “Bernanke” seria uma forma consideravelmente rentável para a Google de obter informações importantes para melhorar a sua própria infraestrutura, e que terá ajudado a empresa a ganhar vários milhões de dólares em receitas – além de se colocar numa posição privilegiada para a recolha e uso destas informações.
Em resposta ao caso, a Google afirma que os dados recolhidos pelo “Bernanke” seriam idênticos ao que a empresa realiza sobre outros dos seus serviços, no sentido de usar alguma informação para melhorar a sua infraestrutura, mas dentro dos termos que são acordados entre a Google e a outra parte – neste caso, os anunciantes.
De notar que esta informação de resposta terá sido fornecida sobre o caso apresentado nos tribunais, e que se tornou do conhecimento público pelos documentos incorretamente censurados.
Os documentos do caso no Texas indicam que a Google terá ganho mais de 230 milhões de dólares em receitas pelo uso do “Project Bernanke” em 2013, e que este valor apenas tem vindo a aumentar ao longo dos anos.
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