A Amazon encontra-se a passar por uma investigação aprofundada nos EUA, devido a práticas da empresa que podem ter afetado os rivais no mercado e os consumidores. E durante a investigação, a FTC afirma ter descoberto que a plataforma pode ter inflacionado os preços de vários produtos com um algoritmo dedicado para tal.
De acordo com o Wall Street Journal, a Amazon terá um algoritmo secreto, que testa o quanto pode aumentar os preços dos produtos dentro das plataformas sem estes ficarem deslocados face às entidades rivais. Este é conhecido internamente como “Project Nessie”, e terá ajudado a Amazon a aumentar as suas receitas nos últimos anos, nas vendas dos seus produtos diretamente na plataforma.
Este algoritmo aumentava artificialmente os preços dos produtos da empresa, o que levava alguns dos concorrentes da marca a aumentarem também os preços dos seus produtos para acompanhar a tendência. No entanto, caso estes preços não aumentassem, o algoritmo da Amazon voltava a colocar os mesmos em valores inferiores. A FTC acredita que a empresa pode ter ganho quase mil milhões de dólares em receitas através do uso deste sistema, enquanto prejudicava os consumidores em geral no mercado.
A fonte indica que este algoritmo terá sido usado de forma bastante dedicada, e apenas para o mercado dos EUA. No entanto, os dados comprovam que terá sido bastante benéfico para a Amazon, criando lucros elevados para a mesma, enquanto os valores dos seus produtos eram aumentados de forma regular. A medida também influenciava o mercado em geral, visto levar os comerciantes rivais a aumentarem os preços para acompanhar a tendência da Amazon como base.
Face a esta acusação, a Amazon afirma que este algoritmo terá sido usado como forma de prevenir que os preços dos produtos fossem colocados em valores demasiado baixos, e não com a ideia de causar lucros para a empresa. A empresa sublinha ainda que a descrição deixada pela FTC sobre o sistema encontra-se errada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!