A Google e a Apple removeram das suas lojas a app de contact tracing do Reino Unido – a NHS COVID-19 – por alegadas questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores finais.
De acordo com a BBC, a aplicação teve a sua mais recente atualização bloqueada depois de ter sido disponibilizada para a loja de apps da Google e da Apple, sendo que ambas as empresas alegam que as mudanças feitas podem colocar em questão a privacidade dos utilizadores.
Tal como acontece em outras apps de contact tracing, a NHS COVID-19 usa a API da Google e da Apple para notificações de contacto, que possui regras especificas relacionadas com a partilha de localização e dados pessoais. Para se usar esta API, as apps necessitam de ter certas regras em mente para evitar questões de possível falha de privacidade para com os utilizadores finais.
Na recente atualização fornecida na app do Reino Unido, foi incluída uma funcionalidade onde, quando um utilizador era confirmado como positivo para o COVID, poderia partilhar o seu histórico de localização para os sistemas das autoridades. Isto poderia ajuda a criar uma análise mais detalhada de possíveis locais propícios à propagação do vírus.
No entanto, este envio de dados também viola as regras da Google e da Apple para o uso da API, já que o histórico de localização dos utilizadores é enviado para o sistema das autoridades – algo que é proibido de também ser feito até mesmo para a Google e a Apple.
A funcionalidade em si ainda necessitava da autorização dos utilizadores para partilhar os dados, mas ainda assim constitui uma violação das regras para uso da API. Como tal, ambas as empresas impediram a atualização de ser fornecida para os dois sistemas operativos associados a cada loja.
Por enquanto, a app encontra-se disponível na normalidade, mas sem a funcionalidade em questão ativa.
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