1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Contact tracing

 

A Apple e a Google revelaram ambas as suas tecnologias de contact tracing para dispositivos móveis, mas estas ainda se encontram dependentes da criação de apps desenhadas para aproveitar as funcionalidades.

 

Mas isso pode vir a mudar, e os utilizadores do iOS podem vir a ser os primeiros a experimentar esta nova funcionalidade. Isto porque a Apple e a Google possuem planos de lançar a sua própria funcionalidade de contact tracing nos respetivos sistemas que torna desnecessário o uso de aplicações externas.

 

Apelidada de “Exposure Notifications Express”, esta funcionalidade será a evolução da API que as duas empresas desenvolveram, só que torna desnecessário o uso de aplicações externas para o efeito.

Este sistema utiliza o Bluetooth para monitorizar outros dispositivos que possam estar perto do utilizador durante um longo período de tempo e também tenham a funcionalidade ativada. Na eventualidade de algum dos utilizadores ser infetado por COVID, o sistema irá notificar os mesmos para prevenir a propagação.

 

novo sistema contact tracing apple e google

 

Até agora esta API necessitava que fossem desenvolvidas aplicações oficiais dos governos para aproveitar as mesmas. No entanto as duas empresas estão agora a trabalhar num sistema que será totalmente independente, e irá funcionar apenas com os recursos do próprio Android e iOS. Os utilizadores do sistema da Apple serão os primeiros a poder testar a funcionalidade nos EUA, e espera-se que em breve seja alargado para outros países.

 

No caso da Google, a empresa espera começar a fornecer a funcionalidade também durante as próximas semanas em vários países, sendo que ainda deverá ser necessário descarregar uma app dedicada da Google para o efeito – ou ativar a opção manualmente nas configurações dos Serviços da Google no Android.

 

O grande beneficio deste sistema encontra-se no facto que deixa de ser necessário utilizar qualquer género de aplicação dedicada para o efeito, sendo que todo o processo é realizado diretamente dos sistemas operativos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech