Ninguém gosta de ter aplicações novas instaladas nos seus smartphones sem que tenham autorizado isso mesmo. No entanto, parece que foi exatamente isso que aconteceu com a aplicação de contact tracing de Massachusetts.
Durante o início do fim de semana, vários utilizadores de dispositivos Android com a Google Play Store, residentes na área de Massachusetts, nos EUA, verificaram que a aplicação de contact tracing local tinha sido instalada nos seus equipamentos – isto podia ter sido valido se os utilizadores tivessem realmente pedido tal instalação, mas não foi o caso.
Ao que parece, a Google procedeu com a instalação da aplicação de contact tracing em todos os dispositivos Android na área afetada. A Google permite que os utilizadores possam descarregar e ativar manualmente as aplicações de contact tracing no pais onde se encontrem, ou podem simplesmente ativar a opção nas suas definições de contas Google e deixar a empresa realizar o restante processo.
Ao que parece, neste caso a instalação foi feita até mesmo para quem tinha ambas as opções desativadas, e nunca tinha a app instalada nos seus dispositivos. É possível que tenha sido um lapso no sistema de instalação da Google, no entanto, não deixa de ser algo preocupante para a empresa, sobretudo tendo em conta as questões sensíveis que muitas vezes este género de aplicações possuem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!