Não será surpresa de se verificar um aumento nas vendas de computadores ao longo de 2020, tendo em conta que uma vasta maioria dos utilizadores passou a trabalhar a partir de casa. No entanto, parece que a tendência veio a manter-se também para 2021.
De acordo com os dados mais recentes da IDC, o número de vendas globais de PCs tradicionais manteve-se em valores elevados durante os primeiros meses de 2021, em comparação com igual período de 2020. No total, durante o primeiro trimestre de 2021 verificou-se a um aumento de 55.2% nas vendas de PCs no mercado, em comparação com igual período do ano anterior.
No entanto, o relatório aponta também alguns detalhes importantes sobre estes números. Em parte, é possível que os números agora revelados sejam superiores aos verificados no ano anterior devido à própria pandemia. Durante o início de 2020, algumas linhas de produção de PCs no mercado ficaram drasticamente limitadas, algo que este ano já não se verifica com a mesma intensidade – isso pode levar a que os números pareçam mais elevados, mas não seja propriamente algo fora do normal, apenas estão a voltar a números regulares “pós pandemia”.
No total foram vendidos no início de 2021 cerca de 84 milhões de unidades de PCs no mercado mundial. A Lenovo continua a ser a principal vendedora, com 20.4 milhões de unidades vendidas no mercado global, seguida de perto pela HP e Dell, com 19.2 e 12.9 milhões de unidades vendidas, respetivamente. A Apple encontra-se na quarta posição, com 7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
De notar que, apesar de os números terem crescido em comparação com o ano anterior, notou-se uma ligeira queda nas vendas durante este primeiro trimestre em comparação com o anterior, em parte devido à escassez de chips no mercado e que se encontra a afetar praticamente todos os mercados eletrónicos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!