A Apple confirmou hoje que, a partir de Junho, os utilizadores do Apple Music terão acesso a conteúdos lossless sobre a plataforma, sem qualquer custo adicional para os atuais subscritos na mesma.
No entanto, existe um senão que alguns utilizadores devem ter em conta: nem todos os dispositivos vão ser compatíveis com esta tecnologia – até mesmo acessórios da própria Apple.
De acordo com o portal MacRumors, apesar de a empresa ter anunciado a chegada deste formato de música no Apple Music, os seus acessórios de áudio mais recentes no mercado não devem suportar totalmente esta qualidade: onde se inclui os AirPods, AirPods Max e até os AirPods Pro.
Segundo os detalhes revelados pela Apple, os conteúdos lossless no Apple Music serão transmitidos entre 16-bit a 44.1 kHz e 24-bit a 48 kHz, com a capacidade ainda de alguns conteúdos serem transmitidos a 24-bit a 192 kHz.
Os acessórios áudio da Apple usam o codec Bluetooth AAC, que quando ligados diretamente a um iPhone, não serão capazes de suportar a qualidade total do serviço de streaming em lossless.
De notar também que, para ouvir conteúdos em Hi-Res Lossless, será necessário usar um adaptador USB de conteúdo digital para analógico, ou similar. Além disso, no caso de ligação pelo iPhone será necessário ter headphones ligados por cabo e que também sejam capazes de suportar totalmente a qualidade final que a empresa fornece nesses conteúdos.
Um ponto positivo, no entanto, será que os acessórios da Apple suportam o Spatial Audio com Dolby Atmos, que será ativado por padrão para todos os utilizadores dos AirPods, AirPods Max, e AirPods Pro.
Isto deverá permitir que, mesmo sem qualidade de som lossless, os utilizadores destes acessórios ainda possam aproveitar algumas das novidades que a empresa possui previstas para o Apple Music nas próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!