1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome

 

A nova versão do Chrome 91 encontra-se finalmente a ser disponibilizada para os utilizadores finais. Depois dos primeiros detalhes que foram revelados durante o dia de ontem, hoje conhecem-se efetivamente todas as novidades que vão chegar no navegador.

 

Esta nova versão do navegador conta com algumas novidades focadas em fornecer um melhor desempenho em geral para o mesmo, bem como algumas novas funcionalidades. Para começar, o sistema de agrupamento de abas agora permite colocar todas as abas dentro de um grupo em suspensão – com vista a reduzir o impacto a nível de recursos.

 

Outra novidade encontra-se sobre as PWA, que agora podem ser configuradas para arrancar automaticamente com o sistema. Desta forma, os utilizadores não necessitam de iniciar manualmente as aplicações que tenham instalado em formato PWA no Chrome – podendo configurar as que sejam mais usadas para arrancar de forma automática.

Esta funcionalidade ainda não se encontra diretamente disponível no navegador, sendo que os interessados podem ativar a flag “chrome://flags/#enable-desktop-pwas-run-on-os-login”.

 

arranque automático pwa

 

Para os utilizadores do Chrome no Android, e sobretudo em Tablets, o navegador agora irá pedir que seja carregada a versão desktop dos sites acedidos caso o ecrã tenha espaço suficiente para tal. Doutra forma, a versão móvel continuará a ser o padrão de acesso.

 

Além disso, ainda dentro do Android, a nova versão do Chrome vai contar com um novo design para as caixas de entrada, seletores e barras de escala na web, tornando as mesmas mais adaptadas ao formato atual do navegador.

 

Para os utilizadores do iOS, o navegador agora irá alertar quando estes introduzam senhas em sites que sejam considerados inseguros ou de phishing. Se ativada a funcionalidade, os sites serão enviados para o sistema do Google Safe Browsing de forma a identificar possíveis conteúdos maliciosos, bloqueando as tentativas de acesso aos mesmos.

 

Para finalizar, os utilizadores do Linux agora possuem também suporte ao DNS over HTTPS (DoH) diretamente do navegador, para garantir mais segurança e privacidade nos pedidos DNS.

 

A nova versão do Chrome 91 deverá ser fornecida automaticamente para todos os utilizadores, através do sistema de atualização automática do navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech