Quando se refere ao iOS, uma das principais criticas que os utilizadores tem vindo a apontar encontra-se sobre o seu sistema de notificações, que ainda se encontra consideravelmente desatualizado face a alternativas do “lado verde”.
No entanto, parece que a Apple está finalmente a ouvir as opiniões, e a preparar algumas mudanças que devem tornar o uso desta funcionalidade mais simples e útil – e com menos dores de cabeça.
De acordo com a revelação da Apple durante o evento WWDC 2021, o iOS 15 deverá contar com um novo sistema de notificações, que irá tornar o uso desta funcionalidade consideravelmente mais simples e apelativo. Para começar, o design das notificações deverá ser ajustado, de forma a ocupar menos espaço no ecrã e permitir aceder a mais conteúdos ao mesmo tempo.
No entanto, isso não se aplica a todos os géneros de notificações, sendo que as associadas com conteúdos multimédia como imagens irão ter agora novas funcionalidades para tornar mais simples a tarefa de ver o conteúdo final.
Para quem receba muitas notificações ou não costume verificar constantemente as mesmas, o iOS deverá começar a criar um “sumário” de todas as notificações recebidas em determinados períodos do dia, apresentando as principais que podem ter sido perdidas. Estas serão categorizadas por prioridade, conforme o uso das apps associadas pelo utilizador e também usando o sistema de IA da Apple para focar nos conteúdos importantes.
Além disso, irá encontrar-se disponível uma nova funcionalidade apelidada de “Focus”, que basicamente será uma versão ajustada do modo de “Não Incomodar”, mas que pode ser adaptado para diferentes perfis – por exemplo, podem ser configurados perfis para o trabalho, casa, etc. Estes modos terão cada um as suas prioridades para as notificações que são recebidas.
Por exemplo, o modo trabalho pode permitir que determinadas notificações sejam enviadas sobre algumas aplicações, enquanto que outras são suspensas para mais tarde.
Todas estas novas funcionalidades devem ajudar os utilizadores a melhorar a organização das suas notificações, além de tornarem mais simples aceder aos conteúdos das mesmas – e evitar também a perda de conteúdos possivelmente importantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!