O Facebook é a mais recente empresa a entrar no mercado das newsletters, com a chegada da nova plataforma “Bulletin”. Como os rumores davam conta no início do dia de hoje, o Facebook lançou a sua nova plataforma focada em permitir aos utilizadores receber as mais recentes novidades diretamente nas suas caixas de correio.
O Bulletin permite que os criadores de conteúdos e escritores possam criar newsletters gratuitas ou pagas, que poderão depois fornecer aos utilizadores diretamente via email ou partilhar pelo Facebook.
A rede social garante que a nova plataforma não irá cobrar nenhuma taxa sobre os pagamentos que sejam feitos sobre as newsletters de subscrição – embora isso possa vir a mudar no futuro. Além disso, os criadores podem ter total controlo sobre as suas listas e todo o trabalho que realizem.
Segundo o Facebook, esta nova ferramenta destina-se sobretudo a escritores que pretendam alcançar novos públicos e expandir as suas áreas de alcance, criando conteúdos atrativos para os leitores num formato que terá garantidamente mais atenção. Para começar, a plataforma apenas se encontra disponível para alguns criadores selecionados pelo Facebook, distribuídos sobre diferentes temas, mas isso pode vir a mudar no futuro.
O objetivo do Facebook será abrir a plataforma para todo e qualquer utilizador poder criar a sua audiência, sobre os temas a que tenham mais interesse. Mark Zuckerberg, segundo a mensagem deixada junto com a apresentação desta nova plataforma, acredita que a mesma pode vir a permitir o crescimento dos escritores e dará novas formas de rendimento para os mesmos.
Como referido anteriormente, Bulletin não se encontra a aceitar inscrições atualmente, e apenas os criadores selecionados poderão criar os conteúdos na mesma. Por agora, o objetivo será apenas obter “leitores”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!