1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Pessoa a comprar pelo computador com o cartão de crédito

 

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, e a Google lançaram um conjunto de Masterclasses, com o apoio do jornalista Lourenço Medeiros, no âmbito do projeto Net&Siga, com o intuito de esclarecer os consumidores com mais de 50 anos sobre a utilização das várias ferramentas digitais, promovendo assim a segurança cibernética.

 

Através da página do projeto, ou do canal de YouTube da DECO PROTESTE, os consumidores poderão assistir a oito vídeos didáticos sobre os mais variados temas do universo digital, desde como fazer compras online, usar o homebanking, serviços do Estado como Segurança Social e o site da Autoridade Tributária, gerir as suas passwords ou até o perigo de difusão de fake news.

 

Segundo Tito Rodrigues, Public Affairs & Media Relations da DECO PROTESTE, “o projeto Net&Siga surge dos desafios que o catalisador pandemia trouxe aos consumidores, sobretudo aos que têm mais de 50 anos e alguns conhecimentos digitais, por via duma transformação muito acelerada e que, por isso mesmo, trouxe consigo várias dúvidas, tanto ao nível da utilização de plataformas como à proteção dos seus direitos enquanto utilizadores”. 

 

Tito Rodrigues explica ainda que “este projeto pretende contribuir para uma melhoria da literacia digital dos portugueses, sobretudo dos que não cresceram neste ambiente tecnologicamente interconectado, procurando evitar que sejam expostos a situações indesejáveis como é o caso do roubo de identidade digital ou burlas”.

 

 

Em 2020, um estudo europeu reportava que 23% dos portugueses não faziam compras na internet por falta de confiança no processo de transação. No geral, cerca de 30% dos portugueses nunca tiveram acesso à internet, com mais incidência nas áreas rurais, e a faixa etária com mais de 50 anos é das que menos a utilizam. Estes dados colocam Portugal abaixo da média europeia na utilização da internet (27% contra os mais de 45% de média na Europa) e levam a que seja o Estado-membro mais reticente neste tipo de transações na União Europeia.

 

A segurança online começa nos equipamentos de acesso à internet, seja o smartphone, o computador ou o router. Todos os passos para garantir a proteção dos diferentes equipamentos estão também disponíveis no “Net & Siga” em www.netesiga.pt.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech