Em meados de 2008, a Intel e AMD seguiram caminhos diferentes no que respeita à produção de novos chips no mercado. A Intel decidiu continuar a manter a produção dos seus próprios chips, mantendo assim também o total controlo dos mesmos, enquanto que a AMD decidiu deixar de lado a produção para terceiros, desmembrando o seu negócio na área para a GlobalFoundries.
No entanto, de acordo com o The Wall Street Journal, a Intel pode agora estar em conversações para uma possível compra da GlobalFoundries, passando assim a ter controlo sobre uma das antigas fábricas da sua rival. Esta compra também não seria nada pequena, sendo que o negócio estaria avaliado em quase 30 mil milhões de dólares.
Até ao momento ainda não surgiu nenhuma informação oficial das empresas envolvidas sobre a compra, sendo que a GlobalFoundries nega estar em conversações com a Intel para tal atividade. No entanto, é possível que as duas empresas ainda estejam numa fase inicial de negociações.
Por sua vez, um porta-voz da Intel apenas informou que a empresa não comenta sobre rumores e especulações, deixando poucos detalhes sobre a possível compra.
Não será de estranhar que a Intel esteja a tentar agora comprar a GlobalFoundries, sobretudo numa altura em que a empresa se encontra a apostar em força na produção de chips de forma dedicada, e pretende aumentar as suas linhas de produção durante os próximos anos. A compra da GlobalFoundries poderia dar uma larga vantagem nessa tarefa.
A GlobalFoundries é atualmente a quarta maior fabricante de chips no mercado, com cerca de 7% da produção mundial a passar pela mesma – o que ainda são valores bastante inferiores aos da Samsung e TSMC, mas sem dúvida que seriam suficientes para dar uma vantagem para a Intel no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!