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App do Twitter em smartphone

 

O Twitter possui milhões de utilizadores que usam a plataforma todos os dias para partilharem as suas ideias e conteúdos, no entanto, os dados mais recentes apontam que apenas uma pequena parte desses utilizadores realmente usam o sistema de autenticação em duas etapas do serviço – que garante uma camada adicional de segurança.

 

De acordo com o relatório de transparência da empresa, apenas 2.3% de todas as contas ativas na plataforma tinham um método de autenticação em duas etapas ativo entre Julho e Dezembro de 2020. Este é um valor consideravelmente pequeno tendo em conta o elevado número de utilizadores existentes na plataforma.

 

A autenticação em duas etapas adiciona uma camada adicional de segurança nas contas dos utilizadores, onde estes apenas podem aceder depois de confirmarem um código único, que é enviado via SMS ou gerado por uma aplicação de autenticação como o Authy. Isto pode ajudar que, em caso de a senha da conta seja comprometida, os utilizadores ainda assim não poderão aceder à conta sem o código de autenticação.

 

Esta funcionalidade, apesar de adicionar uma etapa extra no login, fornece uma camada de segurança adicional para as contas, e sem dúvida será algo recomendado de se ativar. Mas os dados comprovam que ainda existe uma grande percentagem de utilizadores que descuidam na funcionalidade.

 

Além disso, das 2.3% das contas que possuem a Autenticação em duas etapas ativa, cerca de 79.6% usam o sistema via SMS, 30.9% uma app de autenticação e 0.5% uma chave física de autenticação.

 

dados do twitter sobre 2FA

 

De notar que o Twitter permite ter mais do que um método de autenticação ativo por conta, portanto os utilizadores podem usar mais do que um em cada conta que possuem no serviço. Em geral, o método de autenticação via SMS será o mais inseguro dos três – garante mais segurança para a conta, mas ao mesmo tempo fica também aberta a possibilidade de ataques de clonagem do cartão SIM. O método mais seguro será a chave física de autenticação, mas requer que os utilizadores tenham a mesma.

 

Apesar de os números ainda serem relativamente pequenos, de notar que estes têm vindo a aumentar. Entre Julho e Dezembro de 2020 verificou-se um crescimento de 9.1% no número de utilizadores a ativarem a proteção.

 

No relatório, o Twitter deixa a nota que deve-se continuar a incentivar à ativação desta funcionalidade, e que existem planos para o futuro no sentido de levar mais utilizadores a ativarem a medida de segurança nas suas contas.

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