O Firefox faz anos que tem vindo a perder uma parte considerável de utilizadores no mercado, e esta tendência parece estar a agravar-se consideravelmente nos últimos tempos.
Os dados mais recentes não são positivos para o navegador da raposa. Se em tempos o Firefox era considerado um dos melhores navegadores no mercado, esse pódio foi rapidamente atingido pela Google com o Chrome, e mais tarde com variantes do mesmo.
De acordo com os dados mais recentes da plataforma StatCounter, o Firefox já perdeu mais de 12% da sua base de utilizadores em 2021. Os dados da plataforma apontam que, desde o início de 2021, o navegador perdeu uma grande percentagem dos seus utilizadores finais.
Em janeiro, o Firefox possuía cerca de 8.1% da quota do mercado no desktop, valor que caiu em finais de junho para os 7.17%. Em menos de seis meses, o navegador perdeu quase 12% da sua base de utilizadores, e a tendência não parece ser positiva.
A mesma tendência verifica-se também em plataformas como o W3Counter, que indica que o Firefox começou o ano com uma quota no mercado de 4.1%, para atingir os 3.3% em Junho. Neste caso, a queda do número de utilizadores no navegador foi de quase 20%.
A tendência, infelizmente, não é positiva para a Mozilla, sobretudo depois das recentes alterações que foram realizadas no navegador. Desde a chegada da versão 89 e da nova interface, a grande maioria dos utilizadores demonstra desagrado com a mesma.
Numa questão colocada sobre o Reddit do Firefox, cerca de 49% dos utilizadores revelam não gostar da nova interface e preferirem a anterior.
Em contrapartida, se o Firefox se encontra em queda no mercado, o Edge parece estar a recuperar em grande, com os dados a indicar que o navegador da Microsoft conta agora com uma quota mundial de 8.1%.
De notar que estes valores dizem respeito apenas à variante do mesmo para o desktop, já que no caso dos dispositivos móveis, o Firefox possui uma quota praticamente inexistente: apenas 0.51% do mercado.
Não deixa de ser importante sublinhar, no entanto, que o Firefox possui uma grande história no mercado do software open source, e sem dúvida que é preocupante ver os valores a cair de forma considerável no uso do mesmo – o que pode traduzir-se numa redução considerável dos utilizadores ativos, e possíveis problemas para o futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!