1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Loongson 3A5000

 

Possivelmente a marca “Loongson” não tem um grande destaque no mercado, ou pelo menos em comparação com Intel e AMD. Mas esta é a marca do que pode ser considerado o primeiro processador totalmente chinês.

 

A China mantém uma ideia bastante fixa sobre o uso de tecnologias de outros países, e sempre que possível, tenta aproveitar ao máximo as suas próprias tecnologias dedicadas e locais. Este é o exemplo do Loongson 3A5000, o primeiro processador a ser inteiramente desenvolvido e fabricado na China.

 

O 3A5000 é o primeiro modelo da empresa que chega ao mercado sem qualquer género de licença adquirida de terceiros. Apesar de existirem outros processadores similares no mercado, a maioria usava licenciamento de fabricantes como a Intel e AMD para determinadas tecnologias.

O 3A5000 é o primeiro que não possui qualquer género de licenciamento associado, sendo inteiramente fabricado com tecnologia chinesa. O CPU em questão é um quad-core, a funcionar entre 2.3 e 2.5 GHz, com um controlador de memória DDR4-3200 (ECC), quatro controladores HyperTransport 3.0 e suporte a SMP (multiprocessamento simétrico).

 

Quanto ao desempenho, se tivermos como comparação os primeiros modelos da AMD Ryzen, este modelo atinge padrões similares. Ou até um Intel Core de sexta geração, o que sem dúvida são bons resultados para um chip que usa tecnologias inteiramente de raiz produzidas na China. O uso do mesmo será focado, sobretudo, para empresas locais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech