Durante praticamente todo o ano de 2021 o mercado verificou uma falta de semicondutores em larga escala, que afetaram praticamente todas as indústrias de uma forma ou de outra. Os problemas ainda estão bem presentes, e por enquanto sem previsões de quando vão melhorar.
No entanto, de acordo com alguns analistas, quando a situação começar a ficar regularizada, poderemos verificar outro problema: o de termos semicondutores a mais no mercado.
De acordo com alguns analistas, o mercado encontra-se atualmente focado em investir fortemente na produção de semicondutores, de forma a aumentar a disponibilidade dos mesmos e a existir stock suficiente para todos os produtos e áreas do mercado.
Um dos motivos pelos quais a indústria tem vindo a requerer mais chips deve-se também em parte à pandemia. No exemplo da indústria automóvel, o investimento em chips surgiu quando a procura por carros novos durante a pandemia surpreendeu os fabricantes, forçando-os a pedir mais chips para os seus veículos. No entanto, a procura superou a oferta, e consequentemente muitos fabricantes começaram a criar compras avulso de chips a longo prazo.
No entanto, conforme o mercado comece a estabilizar, podemos ver a situação inversa a acontecer, com alguns analistas a apontarem que chegaremos ao ponto onde existe tanto chip que não é possível dar vazão aos mesmos em períodos de tempo úteis.
Esta tendência, pelo menos, é o indicado tendo em conta as previsões do mercado. Se a tendência de procura de semicondutores continuar, poderemos também continuar a verificar que o mercado estabiliza e os chips são, na verdade suficientes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!