A crise dos semicondutores ainda pode estar longe de terminar, e caso isso se mantenha, poderemos vir a ter um aumento de preços generalizado em vários produtos eletrónicos no mercado. Pelo menos esta é a ideia de alguns analistas do mercado, entrevistados pelo Wall Street Journal.
De acordo com os analistas, a TSMC, uma das maiores fabricantes de chips no planeta, deverá ser uma das primeiras empresas a aumentar o preço do componente no mercado. Espera-se que o preço dos chips venha a aumentar cerca de 20% durante os próximos tempos.
Ou seja, o aumento dos preços irá também fazer com que qualquer produto que use os mesmos venha a verificar igualmente um aumento. Isto aplica-se a vários mercados. De relembrar que a TSMC é uma das principais fornecedoras de chips para empresas como a Apple, Nvidia, AMD, Qualcomm, MediaTek, entre outros. Ou seja, o aumento de preços nesta vai aumentar praticamente todos os produtos que tenham chips usados por outros grandes nomes reconhecidos.
Caso a tendência se mantenha, espera-se que o preço dos chips venha a aumentar 10% no caso dos modelos mais recentes, produtos em arquiteturas como as de 7 nm ou similares, mas podem atingir os 20% de aumento no caso de chips que usem arquiteturas de 16nm ou mais antigas – e ainda existe uma vasta gama de produtos no mercado com este género de chips.
Estima-se que a subida de preços da TSMC venha a ser realizada com o aproximar do fim de ano – mas isso estará também dependente do stock que esteja disponível no mercado na altura.
Portanto, é possível que, dentro dos próximos tempos, praticamente todos os eletrónicos no mercado que usem algum género de chip para funcionar venham a sofrer aumentos de preços.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!