1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

ProtonMail logo

 

O ProtonMail é uma plataforma de email que se foca sobretudo na privacidade e segurança dos dados, garantindo a encriptação dos mesmos. Esta é uma das plataformas vulgarmente usadas por ativistas e para quem pretenda o máximo de privacidade sobre os seus conteúdos.

 

No entanto, a plataforma encontra-se agora a receber várias criticas após ter sido confirmado que esta forneceu o IP de um utilizador que usava os serviços da empresa para as autoridades em França.

 

De acordo com o portal TechCrunch, as autoridades francesas terão requerido informações sobre um ativista que, para comunicação, estaria a usar os serviços do ProtonMail. A ProtonMail encontra-se sediada na Suíça, que possui regras específicas a nível da privacidade, e será um dos motivos pelos quais a plataforma afirma que não regista o IP dos utilizadores.

No entanto, para contornar esta medida, as autoridades francesas terão enviado um pedido para as autoridades na Suíça, sobre a Europol, a requerer que a empresa fosse obrigada a fornecer o IP de um dos utilizadores do serviço.

 

Ou seja, o pedido de acesso ao IP do ativista terá sido feito diretamente pela Europol à ProtonMail, contornando assim as leis locais e obrigando a empresa a registar e fornecer essa informação.

Para além do IP que terá sido usado para criar a conta de email, e aceder posteriormente, a plataforma forneceu ainda detalhes como o dispositivo usado para a criação da conta e outros dados associados com o que a mesma possui acesso.

 

Andy Yen, CEO da ProtonMail, afirma que a plataforma segue as leis da suíça, e em casos onde é necessário fornecer essas informações, a entidade ainda assim poderá ter de ser forçada a realizar essas medidas com vista a seguir a legislação local – algo que a empresa não pode, para todos os efeitos, deixar de lado.

 

De notar que o ProtonMail possui uma documentação específica sobre como e de que forma os dados dos utilizadores podem ser fornecidos às autoridades se requeridos para tal. Esta documentação indica que os utilizadores que sejam afetados por pedidos das autoridades de informação pessoal devem ser prontamente notificados de tal.

 

A plataforma também sublinha que, para quem pretenda mais privacidade, o ProtonMail e todos os seus serviços encontram-se acessíveis pela rede Tor, portanto os ativistas e outros utilizadores podem também usar essa rede para garantirem ainda mais privacidade e dificultar a tarefa de aceder ao IP original de acesso – que, mesmo neste caso, não é de todo impossível de realizar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech