1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome logo

 

A Google encontra-se a programar o lançamento do Google Chrome 94 para o dia 21 de Setembro, sendo que esta atualização vai chegar a todas as plataformas onde o navegador também se encontra – Windows, Linux, macOS, ChromeOS e Android.

 

Existem algumas novidades sobre esta versão, mas uma das mais importantes será, sem dúvida, as melhorias a nível de gráficos. A Google tem vindo a otimizar consideravelmente as APIs do Chrome para se adaptarem para as tecnologias gráficas mais recentes no mercado, o que deve permitir ao navegador obter um desempenho também superior nestas mesmas tarefas.

 

Estas melhorias poderá ter impacto na forma como os utilizadores usam o navegador para o dia a dia, sobretudo se realizam atividades como Cloud Gaming, streaming de conteúdos ou videochamadas. A partir desta nova versão deverão verificar-se melhorias no desempenho geral do sistema.

 

Em parte isto deve-se à nova WebGPU, uma API da empresa que pretende expandir as capacidades gráficas do motor base do Chrome, aproveitando sistemas como o Direct3D 12, Metal e Vulkan.

Apesar de ainda se encontrar marcada como “experimental”, esta API deverá permitir uma maior integração entre o Chrome e o motor gráfico do sistema, obtendo assim mais desempenho final.

 

Além disso, a empresa encontra-se ainda a desenvolver as novas API “WebCodecs”, que devem fornecer melhorias a nível dos codecs para conteúdos no navegador, útil sobretudo para transmissões de vídeo e som.

Uma das vantagens do WebCodecs será que estes foram desenvolvidos com foco no Cloud Gaming, e portanto um dos maiores benefícios será verificado para quem use plataformas como o Google Stadia ou Nvidia GeForce Now.

 

chrome e integração com google drive

 

Obviamente, sendo uma atualização do navegador da Google, este chega também com algumas novas funcionalidades. Entre as quais se destaca uma maior integração com os serviços da plataforma – como o Google Drive. Os utilizadores podem agora aceder mais rapidamente a ficheiros que estejam nas suas contas do Drive, diretamente do Chrome.

 

Outra novidade será o “HTTPS-First”, onde o navegador agora irá começar a realizar todos os pedidos a websites em formato seguro como prioridade. Desta forma, os utilizadores irão começar por aceder primeiro a um site em formato seguro, e caso o mesmo não seja possível, então é feito o “downgrade” para o acesso HTTP regular.

 

Para finalizar, encontra-se ainda disponível um novo menu para partilha de conteúdos rápida pela web, que usa um novo menu para facilitar a partilha no Facebook, Twitter e Reddit, entre outras. Esta funcionalidade ainda se encontra em testes, mas para quem pretenda ativar a mesma pode ser feito a partir das flags do navegador, em “chrome://flags/#sharing-hub-desktop-app-menu”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech