A Amazon é uma das maiores plataformas online de compras, usada diariamente por milhares de utilizadores. Se existe algo que se pretenda, existe uma grande possibilidade de esse produto estar na Amazon.
No entanto, durante os últimos tempos tem vindo a ser feitas alterações que tem vindo também a causar alguma controvérsia junto dos utilizadores. E uma das mais recentes pode ter passado despercebido para muitos utilizadores regulares da loja online.
Como acontece em várias plataformas, a Amazon permite que exista uma lista de produtos patrocinados, onde os vendedores podem colocar os seus produtos em destaque – seja para pesquisas ou para apresentação de categorias de um determinado produto final.
O sistema de conteúdos patrocinados também permite que a empresa receba receitas finais dos vendedores, já que estes necessitam de pagar para surgir nessas posições.
No entanto, o que muitos utilizadores têm vindo a criticar, encontra-se no aumento de conteúdos patrocinados que surgem em pesquisas. Se realizar a pesquisa de um determinado produto na Amazon, existe uma forte possibilidade que todos os produtos que apareçam no topo dos resultados sejam, na verdade, patrocinados.
Para os utilizadores receberem os resultados verdadeiramente realistas da pesquisa, é necessário descer um pouco mais na página – sendo que esses resultados orgânicos da pesquisa estão de certa forma “ocultos”, e os que aparecem primeiro pagaram para ai surgir.
No entanto, é aqui que entra a crítica principal: estes produtos patrocinados nem sempre são os mais aconselhados ou recomendados. Como qualquer vendedor pode patrocinar os seus produtos, não necessita de ter um volume elevado de vendas para surgir nestas posições – invés de surgirem os resultados da pesquisa, que apresenta primeiro os produtos mais relevantes para os utilizadores.
Obviamente, a listagem pode variar conforme os produtos. O máximo de conteúdos patrocinados será de quatro na secção superior, mas podem existir produtos que possuem em número inferior.
Isto certamente que possui impacto a nível das receitas da empresa – e positivo – já que mais anunciantes vão querer surgir nas primeiras posições de conteúdos patrocinados. Mas ao mesmo tempo pode levar os consumidores finais para produtos que não são tão recomendados para os mesmos como outros que estariam disponíveis na loja.
Além disso, deve-se ter ainda em conta que a própria Amazon também possui diferentes produtos de marca própria, que são muitas vezes promovidos e surgem nas primeiras posições de várias pesquisas, antes de outros produtos de marcas rivais ou de outros vendedores.
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