1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Avião no ar

 

Certamente que em algum momento já deve ter visto e até usado o “Modo de Avião”, disponível em qualquer smartphone Android ou iOS. Como é claro pelo nome, este modo destina-se a ser usado sobretudo durante o voo em aviões comerciais... mas qual o motivo para ele existir?

 

Começando pelo básico, o “Modo Avião” (ou “Modo de voo” em alguns dispositivos) começa por desativar algumas das funcionalidades do smartphone, sobretudo as relacionadas com rede. O dispositivo, com o modo ativo, deixa de ter acesso a dados móveis e até mesmo o sinal da operadora fica inacessível, permanecendo ativo apenas o Wi-fi.

 

Este modo é recomendado se ser usado durante todo o período que os utilizadores se encontrarem dentro de um avião. Mas porquê exatamente?

Bem, a resposta é simples: para evitar ruídos nas comunicações da aeronave. Existem muitos mitos sobre este modo – alguns mais mirabolantes que outros – mas a verdade é que o avião não vai magicamente cair por não ativar o modo. O único objetivo passa por tentar reduzir as interferências que podem ser causadas com a comunicação da aeronave com a torre de controlo.

 

Apesar de ser bastante raro de acontecer hoje em dia, tendo em conta as melhorias na tecnologia que foram sendo feitas, deixar um smartphone ativo à procura de rede pode causar com que existam interferências para as comunicações dos pilotos com a torre de controlo.

Isto acontece porque o smartphone encontra-se constantemente à procura do sinal de rede da operadora, e mesmo em elevadas altitudes, caso consiga detetar um sinal, este tenta-se ligar – gerando a interferência.

 

Desligando o sinal de rede do smartphone, basicamente este deixa de conseguir ligar-se. Além disso, a medida também ajuda a poupar bateria, visto que a procura de rede é uma das tarefas mais intensivas para a bateria – e certamente que dentro de um avião, a passar por dezenas de torres de operadoras diferentes, o dispositivo vai estar constantemente a tentar ligar-se a todas, tendo bastante impacto na bateria final.

 

Portanto, em resumo: não, o avião não vai cair se por acaso não ligar o “Modo de avião”. Mas ao mesmo tempo está a ajudar a evitar que sejam criadas interferências nas comunicações dos pilotos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech